
O Nubank (ROXO34) informou que solicitou uma licença bancária nacional nos EUA, junto ao Escritório do Controlador da Moeda. Segundo o banco, a iniciativa está alinhada à intenção de explorar oportunidades internacionais no futuro, evoluindo sua plataforma regional para um modelo global. Atualmente, o banco mantém operações no Brasil, México e Colômbia.
“Hoje, nosso foco principal continua sendo gerar crescimento em nossos mercados atuais, onde seguimos amplas oportunidades de expansão. Ao mesmo tempo, a solicitação da licença de banco nacional nos EUA nos ajuda a atender melhor nossos clientes já estabelecidos no país e, no futuro, a nos conectar com pessoas que têm necessidades financeiras semelhantes e que poderiam se beneficiar de nossos produtos e serviços”, diz o fundador e CEO global do Nubank, David Vélez, em nota.
Ainda segundo o banco, a licença reforçará sua capacidade de inovar com responsabilidade e escalar de forma eficiente no mercado dos EUA, eventualmente oferecendo no futuro contas de depósito, cartão de crédito, empréstimos e custódia de ativos digitais.
“Apesar de ainda de termos trabalho pela frente, acreditamos que, ao trabalhar em estreita colaboração com os reguladores, em breve estaremos em posição de ampliar nossa oferta para o mercado dos EUA como um todo”, diz Cristina Junqueira, cofundadora, vice-presidente de Crescimento e CEO da nova operação nos EUA. Ela se mudou para lá em tempo integral como parte de seu compromisso com essa iniciativa.
O conselho de administração da operação nos EUA será composto por Roberto Campos Neto (ex-presidente do Banco Central do Brasil); Cristina Junqueira; Youssef Lahrech; Brian Brooks (CEO da Meridian Capital Group); e Kelley Morrell (sócia da gestora Highline Capital Management).
Nesse processo de solicitação de licença nos EUA o Nubank está trabalhando com o Klaros Group, e com sua assessoria jurídica, Davis Polk & Wardwell.