Ritmo estável

EUA: vagas de emprego superam expectativas em agosto

O número superou a projeção de 7,1 milhões e também representou um leve crescimento em relação a julho

Foto:: Pixabay
Foto:: Pixabay

O mercado de trabalho dos EUA registrou 7,2 milhões de vagas abertas em agosto, conforme apontam os dados do relatório Jolts (Job Openings and Labor Turnover Survey), divulgado nesta terça-feira (30) pelo Departamento do Trabalho.

O número superou a projeção de 7,1 milhões e também representou um leve crescimento em relação a julho, quando foram contabilizadas 7,1 milhões de oportunidades disponíveis.

De acordo com o levantamento, o ritmo de contratações e desligamentos permaneceu praticamente estável na maioria dos setores analisados.

O total de demissões voluntárias — geralmente visto como um sinal de confiança dos trabalhadores no mercado — atingiu 1,7 milhão no mês. Já as contratações somaram 5,1 milhões no mesmo período.

Como o mercado de trabalho dita o ritmo dos juros dos EUA?

Um mercado de trabalho aquecido indica que a economia segue aquecida. Portanto, há menos espaço para que o Fed (Federal Reserve), o banco central norte-americano volte a cortar os juros. 

No entanto, quando os dados mostram um arrefecimento, ainda que de leve, significa que é possível esperar um afrouxamento monetário.

Na última reunião, o Federal Reserve (o Fed, BC americano) cortou os juros pela primeira vez no ano diante da pressão que vem sofrendo do presidente Donald Trump para intensificar a redução da taxa.

Na ocasião, a autoridade também indicou que reduzirá gradualmente os custos de empréstimos pelo restante do ano, à medida que os formuladores de política respondem a preocupações sobre a fraqueza no mercado de trabalho, em um movimento apoiado pela maioria dos indicados do presidente Donald Trump ao banco central.