Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa opera em queda com dados fracos de emprego nos EUA ; dólar sobe

Dados fracos do mercado de trabalho nos EUA reforçam apostas de corte de juros pelo Fed em meio ao shutdown do governo americano

Ibovespa
Foto: Reprodução/ CanvaPro

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores nacional, a B3, opera em queda nesta quarta-feira (1), pressionado pela paralisação parcial do governo dos EUA, e a divulgação de dados mais fracos do mercado de trabalho americano.

Por volta das 13h00 (horário de Brasília), o Ibovespa recuava 0,50%, aos 145.542,85 pontos, segundo dados da B3.

Já o dólar comercial segue em ritmo contrário, avançando 0,15% no mesmo horário, cotado a R$5,33.

Relatório de emprego nos EUA

O mercado de trabalho americano apresentou forte deterioração em setembro, segundo a pesquisa ADP divulgada nesta quarta-feira (1º). As empresas privadas cortaram 32 mil vagas, o maior recuo em dois anos e meio, contrariando a expectativa média de analistas, que projetavam a criação de 50 mil postos de trabalho. 

Além disso, os dados de agosto foram revisados de uma alta de 54 mil para uma queda de 3 mil empregos, reforçando o cenário de fraqueza no mercado de trabalho.

O resultado inesperado acende um alerta sobre a atividade econômica do país e aumenta as expectativas de cortes adicionais na taxa de juros pelo Fed (Federal Reserve). 

A probabilidade de redução dos juros em outubro subiu de 86% para 99%, segundo estimativas do mercado. 

A importância desses números se intensifica porque o payroll oficial de setembro pode não ser divulgado, devido ao shutdown parcial do governo americano, que limita a publicação de estatísticas oficiais e aumenta a incerteza sobre a política monetária.

Cotação dos índices dos EUA

Dow Jones: +0,26%

S&P 500: +0,07%

Nasdaq: +0,15%