Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa recua com incertezas externas e cautela política;dólar sobe

Paralisação do governo dos EUA e queda do petróleo pressionam mercados; no Brasil, investidores avaliam impacto fiscal da isenção do IR aprovada na Câmara

Foto: CanvaPro / Ibovespa
Foto: CanvaPro / Ibovespa

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores nacional, a B3, opera em queda nesta quinta-feira (2), pressionado pela paralisação do governo dos EUA, que aumenta a incerteza sobre a divulgação de indicadores econômicos.

Por volta das 13h00 (horário de Brasília), o Ibovespa recuava 1,22%, aos 143.742,41 pontos, segundo dados da B3.

Já o dólar comercial segue em ritmo contrário, avançando 0,70% no mesmo horário, cotado a R$5,36.

Impacto do cenário internacional

No exterior, investidores acompanham os desdobramentos do “shutdown” nos EUA e suas consequências sobre o Fed (Federal Reserve), além da expectativa de que o cenário fragilizado possa reforçar apostas em cortes de juros. 

A queda no petróleo também adiciona pressão sobre mercados emergentes.

Política e riscos domésticos

No cenário interno, o movimento do Ibovespa também é influenciado pela percepção de risco político. 

Apesar da aprovação unânime da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil na Câmara dos Deputados, medida que pode trazer algum estímulo ao consumo das famílias de menor renda, o mercado mantém atenção redobrada sobre os impactos fiscais da proposta e sobre a tramitação no Senado. 

A combinação entre um ambiente internacional instável e a leitura de que a política doméstica ainda pode gerar turbulências contribui para o tom mais defensivo dos investidores.

Cotação dos índices dos EUA

Dow Jones: -0,12%

S&P 500: -0,08%

Nasdaq: +0,26%