O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores nacional, a B3, opera em queda nesta quarta-feira (1), pressionado pelo aumento da percepção de risco fiscal, o que impacta ações ligadas à economia doméstica.
Os investidores analisam o resultado da produção industrial de agosto, acima do consenso, e aguardam os dados do ISM de setembro sobre o setor de serviços nos EUA, em meio à paralisação parcial do governo americano.
Por volta das 13h00 (horário de Brasília), o Ibovespa avançava 0,22%, aos 144.264,66 pontos, segundo dados da B3.
Já o dólar comercial segue em ritmo contrário, avançando 0,23% no mesmo horário, cotado a R$5,35.
Cenário doméstico
No Brasil, a pauta do dia inclui a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva às obras da COP30, em Belém, e a divulgação dos dados do IBGE, que apontaram crescimento de 0,8% na produção industrial em agosto frente a julho.
Para Antonio Patrus, diretor da Bossa Invest, apesar do avanço, o cenário ainda é marcado por fragilidade.
“Para investidores em venture capital, isso reforça a importância de pensar no longo prazo e diversificar em setores inovadores, capazes de gerar crescimento mesmo quando o mercado de capitais oscila”, afirmou.
Cenário internacional
As bolsas internacionais seguem firmes nesta sessão, acumulando ganhos consistentes na semana e renovando máximas históricas, mesmo diante da 15ª paralisação do governo dos EUA desde 1981.
O impasse impede a divulgação nesta sexta-feira do tradicional relatório de emprego não-agrícola, referência para o mercado.
A atenção dos investidores se volta, portanto, para os dados do setor de serviços, que serão divulgados pelo PMI não manufatureiro do ISM e pelos indicadores de serviços e composto da S&P Global, ambos referentes a setembro.
Em relação à política monetária, operadores já consideram praticamente certo um corte de 25 pontos-base na taxa de juros do Fed (Federal Reserve) neste mês, com ao menos quatro reduções adicionais previstas até o fim de 2026.
Cotação dos índices dos EUA
Dow Jones: +1,05%
S&P 500: +0,50%
Nasdaq: +0,28%