
O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores nacional, a B3, opera em queda nesta segunda-feira (6), pressionado pela notícia de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos EUA, Donald Trump realizaram um telefonema amigável nesta segunda-feira (6).
Por volta das 13h30 (horário de Brasília), o Ibovespa recuava 0,49%, aos 143.491,06 pontos, segundo dados da B3.
Já o dólar comercial segue o mesmo ritmo, recuando 0,40% no mesmo horário, cotado a R$5,31.
Telefonema entre Lula e Trump
Segundo o comunicado, Lula e Trump tiveram uma conversa telefônica de aproximadamente 30 minutos, em tom cordial, relembrando a boa relação demonstrada no encontro que mantiveram em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU.
Ao longo da ligação, Lula destacou que o Brasil é um dos três países do G20 com os quais os EUA registram superávit na balança de bens e serviços. O presidente também pediu a remoção da tarifa adicional de 40% imposta a produtos brasileiros e o fim das sanções aplicadas a autoridades nacionais.
Trump designou o secretário de Estado, Marco Rubio, para dar continuidade às tratativas com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Os dois presidentes concordaram em se reunir pessoalmente em breve. Lula propôs que o encontro ocorra durante a Cúpula da Asean, na Malásia, e reforçou o convite para que Trump participe da COP30, em Belém (PA).
Ainda segundo a nota, ambos trocaram contatos telefônicos para manter um canal direto de comunicação. Do lado brasileiro, acompanharam a chamada o vice-presidente Geraldo Alckmin, os ministros Mauro Vieira, Fernando Haddad e Sidônio Palmeira, além do assessor especial Celso Amorim.
Cotação dos índices dos EUA
Dow Jones: -0,25%
S&P 500: +0,38%
Nasdaq: +0,68%