Fonte: reprodução/Mspost
Fonte: reprodução/Mspost

As bolsas globais operam em território negativo na manhã desta terça-feira (7). O movimento ocorre a medida que os mercados avaliam questões políticas internas e aguardam falas do Fed (Federal Reserve).

Nos EUA, na véspera, o S&P 500 e o Nasdaq registraram sua sétima sessão de alta consecutiva, impulsionados pelas notícias de um acordo multibilionário entre a AMD e a OpenAI. O avanço reforçou o entusiasmo em torno da IA, mas também desperta alertas sobre uma possível bolha especulativa semelhante à das pontocom no fim dos anos 1990.

EUA 

Apesar da apesar da paralisação do governo dos EUA, que atrasou dados econômicos importantes, como o relatório de empregos, as bolsas se mostraram relativamente estáveis nos últimos dias. Nesta manhã os índices futuros operam em queda. 

A falta de informações eleva a incerteza sobre a próxima decisão do Fed, fazendo os investidores focarem na ata do banco central e nos discursos de autoridades como Michelle Bowman, Stephen Miran e Neel Kashkari.

Cotação de índices futuros:

Dow Jones Futuro: -0,26%

S&P 500 Futuro: -0,20%

Nasdaq Futuro: -0,21% 

Bolsas das Ásia 

As bolsas asiáticas fecharam sem sentido definido, com investidores se preparavam para uma retomada dos grandes gastos e da política monetária frouxa sob o comando de Sanae Takaichi , que deve se tornar a próxima primeira-ministra do país.

Uma votação no parlamento para escolher um substituto para Shigeru Ishiba está prevista para 15 de outubro, e Takaichi é a favorita, já que a coalizão governista tem o maior número de assentos.

Shanghai SE (China), fechado por feriado

Nikkei (Japão): +0,01%

Hang Seng Index (Hong Kong): fechado por feriado

Nifty 50 (Índia): +0,48%

ASX 200 (Austrália): -0,27%

Europa 

As bolsa da Europa operam em baixa, com as atenções voltadas para a França após a renúncia do primeiro-ministro Sebastien Lecornu, que mergulhou o país em uma nova crise política. Os franceses tiveram cinco primeiros-ministros em 21 meses.

STOXX 600: -0,17%

DAX (Alemanha): -0,13%

FTSE 100 (Reino Unido): +0,07%

CAC 40 (França): -0,44%

FTSE MIB (Itália): -0,12% 

Ibovespa: relembre a véspera 

Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão desta segunda-feira (6) com queda de 0,35%, aos 143.692,67 pontos. O dólarcomercial desceu 0,47%, a R$ 5,31. 

Neste início de semana, os investidores seguem receosos sobre o shutdown nos EUA, vigente desde a semana passada. Apesar disso, especialistas afirmam que a conversa entre Lula e Trump colaborou para a redução das perdas, já que foi dito que o diálogo foi positivo. 

Durante a ligação, os presidentes falaram sobre economia e o comércio entre os países. O presidente dos EUA, Donald Trump, publicou na rede social Truth Social que teve uma “ligação telefônica muito boa com o Presidente Lula, do Brasil”. Já Fernando Haddad, ministro da Fazenda, descreveu como: “muito positivado ponto de vista econômico”. 

Agenda do dia 

Indicadores

▪️ 08h00 – FGV: IGP-DI de setembro
▪️ 10h00 – CNI: Indicadores industriais de agosto
▪️ 16h00 – EUA/Fed: crédito ao consumidor de agosto

Eventos

▪️ Coreia do Sul: Feriado do Chuseok deixa mercados financeiros fechados
▪️ Hong Kong: Feriado do Festival de Outono deixa mercados financeiros fechados
▪️ China: Feriado da Semana Dourada deixa mercados financeiros fechados
▪️ 08h00 – Haddad participa do programa “Bom dia, Ministro”, da EBC
▪️ 11h00 – EUA: Raphael Bostic (Fed/Atlanta) participa de discussão sobre perspectivas econômicas na Fisk University
▪️ 11h05 – EUA/Fed: Michelle Bowman participa de conferência
▪️ 11h45 – EUA/Fed: Stephen Miran participa de evento
▪️ 12h30 – EUA: Neel Kashkari (Fed/Minneapolis) discute inteligência artificial em conferência
▪️ 13h10 – França/BCE: Christine Lagarde discursa no evento Business France
▪️ 17h05 – EUA/Fed: Stephen Miran participa de conferência