Aumentou, entre a população brasileira, o otimismo e a percepção de que haverá melhoria em sua condição de vida pessoal, e o mesmo foi verificado em questionamentos sobre a situação familiar.
Esses são alguns dos resultados da nova pesquisa Radar Febraban, realizada trimestralmente pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) e divulgada nesta quarta-feira (8).
De acordo com a pesquisa, o humor do brasileiro apresentou variação positiva no segundo semestre de 2025, com melhoria na perspectiva sobre a vida que levam (72%), repetindo o patamar de março e superando o recuo observado em junho (70%).
Seguindo a mesma tendência positiva, quanto à vida pessoal e familiar, 65% acreditam que ela “vai melhorar” nos próximos meses, com variação positiva ante os 63% anteriores e após recuo de 12 pontos observado entre março e junho.
Otimismo também em relação à vida familiar
Ainda segundo o estudo, ao mesmo tempo, a percepção sobre a evolução da vida pessoal e familiar comparada ao ano passado apresenta recuperação, chegando a 44%, após quedas no primeiro e segundo trimestres.
O mesmo viés de melhora se verifica nas percepções sobre a evolução do país em relação a 2024, que chegaram a 34% e mantiveram-se relativamente estáveis, com variação positiva em relação a junho (33%), depois de apresentar queda constante desde dezembro.
A pesquisa realizada pelo Ipespe também apurou as opiniões de cada uma das cinco regiões brasileiras e avaliou temas como expectativas do brasileiro sobre o país e sua vida pessoal, além de suas aspirações de consumo e o Pix.
O levantamento constatou que a inflação e o aumento do custo de vida continuam sendo preocupação do brasileiro na terça parte de 2025, mas também é perceptível uma melhora no sentimento.
Em setembro, 81% avaliaram que os preços “aumentaram muito ou aumentaram”. Em março, esse percentual chegou a 89%, o maior da série histórica.
Os dados da pesquisa Radar Febraban foram apurados pelo Ipespe entre os dias 21 e 26 de setembro com 2 mil pessoas nas cinco regiões do país.