A marca de delivery chinesa Keeta, da Meituan, começa sua operação em 30 de outubro. A empresa vai se instalar primeiramente nos municípios de Santos e São Vicente, no litoral paulista.
A chegada ao Brasil é o primeiro passo de um investimento de R$ 5,6 bilhões projetado pela empresa no ciclo dos próximos cinco anos e mais um capítulo na disputa pelos aplicativos de entrega no território nacional.
Com a chegada em outubro, a Keeta garante posição na disputada ‘guerra do delivery’, com o retorno da concorrente 99Food, a movimentação da colombiana Rappi para conquistar uma margem do mercado amplamente dominado pela brasileira iFood.
Processo judicial
Nesta semana, o Rappi pediu para fazer parte de um processo movido pela chinesa Keeta contra a 99Food sobre cláusulas de exclusividade envolvendo restaurantes parceiros.
A colombiana alegou que a 99Food – que retomou operação no país nas cidades de São Paulo e Goiânia recentemente – estaria fechando contratos de exclusividade com restaurantes, proibindo que os mesmos mantenham relações comerciais com a Rappi.
Até o momento, a Keeta cadastrou mais de 700 marcas de restaurantes de Santos e São Vicente e treina, nesta semana, mais de 2 mil entregadores locais.
Segundo a empresa, a escolha das cidades do litoral paulista são devido a um número elevado de pequenas e médias empresas no setor de delivery. Com isso, a empresa espera reduzir perdas em todo o processo de delivery com o protótipo na Baixada Santista, bem como fomentar o crescimento de restaurantes locais e aumentar a segurança e eficiência dos entregadores.
A Meituan atende cerca de 770 milhões de pessoas em todo o mundo anualmente e tem uma média de 80 milhões de pedidos diários. Sob a marca Keeta, a Meituan atua, além da China, em Hong Kong, Arábia Saudita, Qatar e Emirados Árabes Unidos.
A chegada ao Brasil define o primeiro passo de expansão da companhia de entregas à América Latina.