Uma unidade da Berkshire Hathaway, do bilionário investidor Warren Buffett, tornou-se a principal acionista da Mitsui & Co., informou a trading japonesa na quinta-feira (9).
A Berkshire, com sede nos EUA, investe na Mitsui por meio de sua subsidiária integral National Indemnity, que detinha uma participação de 10,12% em 30 de setembro, em termos de direitos de voto — ante 9,68% em 10 de março.
As ações da Mitsui, listadas em Tóquio, avançaram 0,9% na véspera e acumulam alta de cerca de 14% no ano.
A Mitsui havia anunciado, em 22 de setembro, que a participação da Berkshire havia atingido 10% ou mais, conforme apontou o Valor.
Buffett encerra posição na BYD após lucro de 4.000%
A Berkshire Hathaway (BERK34) vendeu integralmente sua participação na fabricante chinesa de veículos elétricos BYD, concluindo o investimento iniciado em 2008 a partir da recomendação de Charlie Munger.
O momento encerra uma das apostas mais lucrativas de Warren Buffet, os papéis da BYD se valorizaram cerca de 3.890% durante o período em que estiveram na carteira da companhia.
A entrada aconteceu com a compra de 225 milhões de ações por US$230 milhões. No ano de 2022, o valor chegou a U$9 bilhões após um salto de 41% no segundo trimestre.
A Berkshire começou a reduzir gradualmente sua fatia em 2022. No meio de 2024, já havia vendido quase 76% das ações, ficando com menos de 5% da companhia.
Os relatórios mais recentes da Berkshire Hathaway Energy, subsidiária que detinha os papéis, indicaram valor zerado para a posição em março de 2025.
Motivos da venda
Buffett não detalhou os motivos da venda, no ano de 2023, disse à CNBC que a BYD era uma empresa “extraordinária”, mas ressaltou que encontraria ” coisas melhores para fazer com o dinheiro”.
No mesmo período, reduziu a exposição à Taiwan Semiconductor, citando riscos geopolíticos diante da tensão com a China.