Fonte: B3 Divulgação
Fonte: B3 Divulgação

Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) foram as ações mais negociadas em setembros, disse a B3. Levantamento – feito através do DataWise+, solução da B3 e Neoway – considera o volume financeiro total movimentado durante o período, calculado com base no preço multiplicado pela quantidade de ações negociadas.

As ações de instituições financeiras também se destacaram, ocupando quatro posições do Top 10: Banco do Brasil (BBAS3) em terceiro lugar, Itaú (ITUB4) em quarto, Bradesco (BBCD4) em quinto e B3 (B3SA3) em sétimo.

A lista segue com por Sabesp (SBSP3), na sexta posição, Embraer (EMBR3) em oitavo e Ambev (ABEV3), décimo lugar.

O levantamento contempla quatro instrumentos financeiros: ações, FIIs, ETFs e BDRs. Os líderes das respectivas categorias foram: XP LOG (CPLG11), Ishares Ibovespa (BOVA11) e JBS (JBSS32)

O DataWise+ também oferece o recorte das ações com maior volume negociado de acordo com as categorias de investidores, Pessoas Físicas preferiram investir na Petrobras (PETR4); Pessoas Jurídicas e Instituições Financeiras no BB (BBAS3); Fundos e Não Residentes no Brasil na Vale (VALE3).

Confira rankings completos enviados pela B3:

Classificação por tipo de investimento:

Classificação por tipo de investidor:

B3 retira Ambipar (AMBP3) de índices após crise

B3 irá retirar a Ambipar (AMBP3) dos índices dos quais a empresa faz parte, afirmou a bolsa nesta quinta-feira (9). A B3 também não irá renovar as ações verdes da empresa de gestão de resíduos. A Ambipar tem suscitado dúvidas sobre a liquidez e a governança da empresa, que fizeram as suas ações desabarem.

De acordo com a Reuters, via Investing.com, as ações da empresa estão nos índices Brasil Amplo, de Diversidade, de Governança Corporativa Trade, de Ações com Governança Corporativa Diferenciada, de Governança Corporativa Novo Mercado, de Sustentabilidade Empresarial, de Ações com Tag Along Diferenciado, MidLarge Cap e Utilidade Pública.

No comunicado, a B3 afirmou que as ações deixarão de fazer parte das carteiras ao preço de fechamento do dia 15 de outubro e que a sua participação será redistribuída aos demais ativos.