Foto: Pexels / Wall Street
Foto: Pexels / Wall Street

Os principais índices da Bolsa de Wall Street encerraram em forte alta nesta segunda-feira (13) após o presidente dos EUA, Donald Trump adotar um tom mais apaziguador e conciliativo em relação às tensões comerciais entre os EUA e China, o que aliviou as expectativas dos investidores.

O S&P 500 subiu 1,56%, a 6.654,72 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançou 2,21%, para 22.694,61 pontos, e o Dow Jones cresceu 1,29%, para 46.067,58 pontos.

Aumentando ainda mais o otimismo, Scott Bessent, o secretário do Tesouro dos EUA, afirmou que Trump está a caminho da Coreia do Sul para se reunir com o líder chinês, Xi Jinping, para tratar das relações comerciais.

Ibovespa fecha em alta com trégua entre EUA e China; dólar cai

Ibovespa fechou a sessão desta segunda-feira (13) com alta de 0,78%, aos 141.783 pontos, após o presidente dos EUADonald Trump sinalizar para uma possível trégua em relação à China, publicando em suas redes sociais que “tudo ficará bem”.

Na última sexta-feira (13), a ameaça de Trump de impor sobretaxas adicionais de 100% a produtos chineses a partir de 1º de novembro reacendeu o alerta para uma nova guerra comercial entre os países. Medida foi anunciada em resposta às restrições impostas pela China à exportação de terras raras.

Pequim reagiu pedindo “negociações, em vez de ameaças”, mas afirmou que “não teme uma guerra tarifária”. No domingo, Trump apresentou um tom mais conciliador e afirmou que “tudo ficará bem com a China”, aliviando parte da tensão nos mercados em todo o mundo.

Segundo Scott Bessent, secretário do Tesouro dos EUA, Trump e o líder chinês, Xi Jinping, estão à caminho da Coreia do Sul para uma reunião. De acordo com Bessent, Washington e Pequim tiveram comunicações substanciais durante o final de semana. “Houve uma desescalada significativa da situação”, afirmou.