A WP Manager, empresa de tecnologia para assessorias de investimento, buscou resolver uma das maiores demandas dos assessores: a gestão das informações. Pensando nessas demandas, a empresa de criou um aplicativo com o objetivo de levar mais agilidade e transparência para os escritórios, explicou Guilherme Cassuli Utpadel, CEO da empresa.
“As assessorias, eles sempre colocavam algumas dores”, contou Utpadel ao BP Money. “Por exemplo, ‘cara, eu eu eu preciso contratar duas, três pessoas dependendo do tamanho da operação, obviamente, para fazer as minhas comissões’ Demora alguns dias para que isso aconteça e, às vezes, ocorre algum erro, porque é tudo base de planilha, cálculo e tudo mais”.
Além da gestão das comissões, o executivo lembrou que os assessores também precisam, muitas vezes, consultar constantemente as regras de acordo do partnership, os membros da sociedade, o valor percentual de participação e outras informações que, muitas vezes ficam dispersas em planilhas.
Juntando o intenso contato com o mercado financeiro e a experiência em tecnologia do sócio da empresa, Jaylson Ribeiro, que teve quase 20 anos de experiência na Totvs, surgiu o WP Manager: um aplicativo que possibilita o acesso a todas essas informações de maneira organizada a apenas um clique de distância.
A principal vantagem do aplicativo é a automatização de processos que, manualmente, seriam muito mais complicados. “Os nossos clientes basicamente a gente dão um clique, e a comissão tá pronta para ser paga. Já foi distribuída, já foi parametrizada com todas as regras de distribuição, seja por produto, por assessor ou regras individuais. […] é muito simples, né?”, comentou o CEO. Através do aplicativo, no celular e na web, é possível também ver informações de valuation, a curva dos clientes, gerir o partnership e outros aspectos.
Hoje, o WP Manager é um parceiro homologado da XP e os assessores têm acesso às funcionalidades através de uma API (Interface de Programação de Aplicações, na sigla em inglês). Além da XP, a empresa atende assessorias como BTG e Safra.
Contato direto com o cliente
Para Guilherme Cassuli Utpadel, esse tipo de tecnologia é importante para a captação e retenção de talentos na assessoria. “Eu consigo apresentar os números da minha operação na tela, que é o business que a gente fala, tem o partnership, e junto a gente informa são com os dados da operação, o business performance. Então, consigo ver toda a saúde financeira da minha empresa”, analisou.
O gestou informou que, inclusive, o contato direto é parte do “DNA” da empresa, como disse o próprio Utpadel. De acordo com ele, o objetivo da WP Manager é cuidar dos assessores e das assessorias a longo prazo.
“Eu não quero vender uma solução hoje para daqui a 2, 3 meses ou 1 ano, não ter mais esse cliente, né? A gente tem um atendimento diferenciado, a gente tem a questão do suporte em que a gente destaca uma pessoa para, no máximo 10, justamente para ter esse atendimento mais pessoal”, comentou
“Porque a gente sabe que cada escritório tem sua particularidade, planejamento estratégico do escritório, tem uma vertente, uma forma de captar recurso, uma forma de captar assessores e de manter esses assessores e valorizar eles. Então, a gente precisa sempre estar muito atento e muito próximo para que o nosso sistema consiga corresponder a todas essas expectativas e entregar toda essa transparência, clareza e facilidade que a gente promete”, concluiu.
O Prêmio ABAI, no qual a WP Manager está envolvida diretamente, é também uma oportunidade de aproximação com potenciais clientes. “A gente quer apresentar essa facilidade, mostrar, estar perto dos clientes e também dos que não são clientes para que possam nos conhecer”.