Foto: (99Food/Divulgação)
Foto: (99Food/Divulgação)

A 99Food inicia nesta terça-feira (14) suas operações no Rio de Janeiro e outras sete cidades da Região Metropolitana, ou Grande Rio – Niterói, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo e Nilópolis. A empresa, que anunciou seu retorno ao mercado de entregas recentemente, já mantinha operações em São Paulo (SP) e Goiânia (GO).

A 99Food é controlada pelo grupo chinês DiDi, gigante global de mobilidade, que investiu R$ 350 milhões para trazer o segmento de delivery para o Rio. A empresa já registrou cerca de 50 mil novos entregadores motociclistas e ciclistas e mais de 17 mil restaurantes cadastrados, incluindo grandes redes de fast-food como McDonald’s, Burger King, Outback, Abbraccio, KFC, dentre outros.

O diretor-geral da 99 no Brasil, Simeng Wang explicou que a cidade é um ponto estratégico para a empresa, sobretudo pela operação consolidada de viagens de moto.

“O Rio de Janeiro é a nossa maior cidade de mobilidade de moto no Brasil, tem o maior número de motociclistas pronta, que já tem ganho na categoria de viagens, ajuda muito, principalmente neste início de operação”, afirmou o executivo.

Ao todo, a 99Food pretende realizar investimentos de R$ 2 bilhões até meados de 2026 para expandir a estrutura e operação a 100 cidades brasileiras, principalmente regiões metropolitanas e algumas cidades de pequeno e médio porte.

A empresa não possui um aplicativo específico, mas funciona dentro da própria plataforma da 99. O intuito, segundo a empresa, é o segmento de delivery de comida complementar o aplicativo, transformando-o num “ecossistema completo”.

“No ecossistema, temos viagens, entregas e delivery de comida, operações que têm picos de pedidos diferentes ao longo do dia. Com os serviços integrados, nossos (motoristas e entregadores) parceiros conseguem fazer rotas integradas e serem mais produtivos, ganhando mais”, explicou Wang ao jornal Globo.