
As bolsas globais operam em território positivo na manhã desta quarta-feira (19), com fortes lucros e otimismo com os cortes nas taxas de juros pelo Fed (Federal Reserve) elevarem o apetite ao risco.
As falas do presidente do Fed, Jerome Powell, na véspera, sobre o mercado de trabalho reforçaram as apostas em um corte de juros neste mês.
O último pregão foi marcado por forte volatilidade, em meio à escalada das tensões comerciais entre EUA e China. O presidente Donald Trump declarou estar considerando novas restrições comerciais contra Pequim, sob a alegação de que o país asiático não tem cumprido as compras de soja previstas em acordos anteriores. A declaração veio após a China impor sanções a cinco subsidiárias americanas da construtora naval sul-coreana Hanwha.
EUA
O Bank of America, Morgan Stanley, PNC Financeiro, Laboratórios Abbott e ASML estão entre as empresas que devem divulgar resultados nesta quarta-feira.
Além disso, os dirigentes do FedMiran, Bostic e Schmid participam de eventos ao longo do dia, ao passo que o banco central norte-americano divulga o Livro Bege, relatório que traz uma visão detalhada sobre as condições econômicas regionais nos Estados Unidos.
Cotação de índices futuros:
Dow Jones Futuro: +0,30%
S&P 500 Futuro: +0,47%
Nasdaq Futuro: +0,64%
Bolsas da Ásia
As bolsas asiáticas fecharam com alta, na contramão das quedas de Wall Street depois que EUA e China trocaram farpas em mais um capítulo da disputa comercial.
O presidente dos EUA, Donald Trump, criticou, na véspera, a China por não comprar soja, chamando-a de “um ato economicamente hostil”. Ele também ameaçou “retribuição”, como um embargo ao óleo de cozinha.
Além disso, entre os dados econômicos, os preços ao consumidor na China recuaram além do esperado em setembro, enquanto a deflação nos preços ao produtor continuou, evidenciando os efeitos da demanda interna enfraquecida e das tensões comerciais sobre a confiança de consumidores e empresas.
Shanghai SE (China), +1,22%
Nikkei (Japão): +1,76%
Hang Seng Index (Hong Kong): +1,84%
Nifty 50 (Índia): +0,81%
ASX 200 (Austrália): +1,03%
Europa
As bolsas europeias avançam com marcas de luxo impulsionando os ganhos, ao passo que os mercados da região se recuperaram após atingirem uma mínima de duas semanas na sessão anterior.
STOXX 600: +0,81%
DAX (Alemanha): +0,41%
FTSE 100 (Reino Unido): -0,17%
CAC 40 (França): +2,63%
FTSE MIB (Itália): +0,89%
Ibovespa: relembre a véspera
O Ibovespa fechou a sessão desta terça-feira (14) praticamente estável, com leve queda de 0,07%, aos 141.682 pontos. Durante a sessão o mercado acompanhou o aguardado discurso do presidente do Fed (Federal Reserve), Jerome Powell. No cenário doméstico, os dados do setor de serviços também animaram os investidores.
Depois de uma sessão da véspera de alívio do principal índice acionário brasileiro, impulsionado pelo tom mais conciliatório do presidente dos EUA, Donald Trump, em relação à China, os investidores se mantêm atentos a uma nova escalada da guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.
Ainda no âmbito internacional, os agentes do mercado também se preocuparam com as falas de Scott Bessent, secretário do Tesouro americano, durante entrevista ao Financial Times, que sinalizou uma possível intenção da China em enfraquecer a economia global ao restringir a exportação de minerais críticos e impor sanções a empresas americanas.
Agenda do dia
Indicadores
▪️ 06h00 – Zona do euro/Eurostat: produção industrial de agosto
▪️ 09h00 – IBGE: Vendas do varejo restrito de agosto
▪️ 09h30 – EUA/Fed de NY: índice de atividade industrial Empire State de outubro
▪️ 14h30 – BC: Fluxo cambial semanal
▪️ 15h00 – EUA: Fed divulga Livro Bege
Eventos
▪️ EUA: Reunião dos Ministros de Finanças e presidentes de BCs do G20
▪️ EUA: Reuniões anuais do FMI e Banco Mundial
▪️ 12h00 – BC: Nilton David (política monetária) participa de evento do Goldman Sachs, em Washington
▪️ 13h30 – EUA: Galípolo participa da reunião do FMI, em Washington
▪️ 13h30 – EUA/Fed: Stephen Miran discursa no Nomura Research Forum
▪️ 14h00 – EUA/Fed: Christopher Waller discursa na 2025 DC Fintech Week
▪️ 20h00 – EUA: Galípolo participa da reunião de ministros das finanças e de presidentes de BCs do G20