O volume de vendas do varejo restrito cresceu 0,2% em agosto, na comparação com julho, segundo a PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), divulgada nesta quarta-feira (15) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O resultado interrompe uma sequência de quatro meses de taxas negativas.
Em julho, o indicador havia recuado 0,2%, após revisão (antes, a queda era de 0,3%). O desempenho de agosto ficou em linha com a mediana das projeções do Valor Data, que estimava alta de 0,2%. As estimativas variavam de retração de 0,3% a avanço de 0,8%.
Na comparação com agosto de 2024, o varejo restrito avançou 0,4%, resultado acima da expectativa mediana (+0,3%). No acumulado de 2025, até agosto, as vendas sobem 1,6%, e em 12 meses, 2,2%.
O varejo ampliado — que inclui veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacarejo — registrou alta de 0,9% em agosto ante julho, acima da mediana das projeções (+0,7%). O IBGE também revisou o resultado de julho, de 1,3% para 1,8%.
Na comparação anual, porém, o volume de vendas do varejo ampliado caiu 2,1%. No acumulado de 2025, a queda é de 0,4%, enquanto em 12 meses há leve alta de 0,7%.
A receita nominal do varejo restrito subiu 0,5% em agosto frente a julho e 5,4% na comparação anual. No varejo ampliado, os avanços foram de 0,9% e 2,1%, respectivamente.
Desempenho por atividade
Cinco das oito atividades do varejo restrito tiveram alta em agosto. Os maiores avanços vieram de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (+4,9%), tecidos, vestuário e calçados (+1,0%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (+0,7%).
Também houve crescimento em móveis e eletrodomésticos (+0,4%) e hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (+0,4%).
Entre as quedas, destacaram-se livros, jornais, revistas e papelaria (-2,1%), combustíveis e lubrificantes (-0,6%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,5%).
No varejo ampliado, o destaque foi a alta de 2,3% em veículos, motos, partes e peças e de 0,1% em material de construção.