Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Unicasa(UCAS3), fabricante brasileira de móveis planejados, contratou uma linha de crédito de R$ 34,99 milhões junto ao Banco Safra, no âmbito do programa BNDES Brasil Soberano Crédito Emergencial Automático. A iniciativa é voltada a empresas exportadoras afetadas por barreiras comerciais, como o tarifaço imposto pelos EUA durante o governo Donald Trump.

O financiamento tem taxa de juros de 5,5% ao ano, com carência de 12 meses a partir de 15 de outubro de 2026. A amortização será feita em 48 parcelas mensais e sucessivas, com início em novembro de 2026 e vencimento final em outubro de 2030.

Os recursos serão aplicados na produção de partes móveis de madeira voltadas à exportação — segmento diretamente impactado pela imposição de tarifas adicionais sobre produtos brasileiros. Segundo a empresa, o crédito também tem como objetivo a manutenção da atividade econômica, preservação e geração de empregos, além da diversificação de mercados.

Como contrapartida, a Unicasa se compromete a exportar o equivalente a US$ 6,6 milhões para países que não incluam os Estados Unidos. A companhia também deverá manter ou ampliar o número médio de funcionários entre o quinto e o décimo sexto mês após o início do contrato.