IGP-10
IGP-10 (Foto: unsplash)

A inflação medida pelo IGP-10 (Índice Geral de Preços – 10) subiu 0,08% em outubro, após avanço de 0,21% em setembro, informou nesta sexta-feira (17) o Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Fundação Getulio Vargas).

Com o resultado, o indicador acumula queda de 0,98% no ano e alta de 1,60% em 12 meses. Em outubro de 2024, o IGP-10 havia subido 1,34% no mês e mostrava alta acumulada de 5,10% no mesmo intervalo.

Segundo o economista do FGV Matheus Dias, o movimento reflete a queda nos preços ao produtor, especialmente nos produtos agropecuários.

“Arroz em casca, soja e bovinos tiveram recuos expressivos. Já milho e café apresentaram alta, mas com menor volatilidade, o que contribuiu para a leve queda do IPA. Assim como em setembro, serviços e preços administrados seguem pressionando o consumidor, agora para cima”, explicou.

Dias destacou ainda que passagens aéreas, seguro facultativo e condomínio residencial foram as principais altas entre os serviços, enquanto as tarifas de energia elétrica residencial lideraram os preços administrados.

Por outro lado, o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) continua em desaceleração, com menor avanço da mão de obra.