Ibovespa / Foto: Freepik
Ibovespa / Foto: Freepik

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, abriu em alta nesta segunda-feira (20). O desempenho ocorre enquanto investidores digerem dados econômicos da China e aguardam a divulgação de resultados corporativos nos Estados Unidos e no Brasil.

Entre os indicadores internacionais, a China registrou um crescimento de 1,1% na atividade econômica no terceiro trimestre de 2025, em relação ao trimestre anterior — resultado acima das expectativas do mercado. A produção industrial chinesa também superou as projeções, com alta de 6,5%, o que ajudou a aliviar os temores sobre o crescimento global em meio à disputa comercial entre Pequim e Washington.

Por volta das 10h06 (horário de Brasília), o Ibovespa avançava 0,20%, aos 143.681,81 pontos. No mesmo horário, o dólar comercial operava em queda de 0,20%, cotado a R$ 5,39.

Ibovespa: investidores ficam atentos a balanços

Além dos dados econômicos, os investidores também devem seguir atentos ao desempenho das ações de empresas de inteligência artificial (IA), à medida que a temporada de balanços em Wall Street ganha força.

Entre os resultados que serão divulgados nesta semana e que podem influenciar os mercados estão os de Tesla (TSLA34), Netflix (NFLX34), Procter & Gamble (PGCO34) e Coca-Cola (COCA34).

Agenda do dia

Indicadores
▪️ 03h00 – Alemanha: PPI de setembro
▪️ 08h25 – BC: Relatório Focus
▪️ 10h00 – CNI: Sondagem industrial de setembro
▪️ 15h00 – Secex: Balança comercial semanal

Eventos
▪️ 03h00 – China: Plenária do Partido Comunista
▪️ 10h30 – BC realiza dois leilões de linha de até US$ 1 bilhão no total
▪️ 15h30 – Lula lança programa para reforma de casas populares