As bolsas globais operam, em sua maioria, em território positivo na manhã desta terça-feira (21) ao passo que investidores aguardam os resultados trimestrais de empresas listas em bolsa.
Dentre os destaques do dia estão a Netflix, General Motors (GM) e Coca-Cola.
Além disso, operadores de mercados estarão acompanhando de perto os negócios publicitários, bem como a programação ao vivo da Netflix após um período volátil para as ações. Para a GM, a atenção estará voltada para as tarifas e como o fim do crédito tributário federal para veículos elétricos pode afetar as vendas.
EUA
Aproximadamente três quartos das empresas do S&P 500 que divulgaram resultados até agora superaram as expectativas, de acordo com o BofA (Bank of America). Analistas esperam que as principais empresas de tecnologia representem uma parcela dominante dos lucros, já que o setor de inteligência artificial permanece forte.
Cotação de índices futuros:
Dow Jones Futuro: -0,18%
S&P 500 Futuro: -0,12%
Nasdaq Futuro: -0,16%
Bolsas da Ásia
As bolsas asiáticas fecharam, em sua maioria, em alta, com destaque para o Nikkei, do Japão, que teve ganhos modetos nesta terça-feira, caindo de níveis recordes. O movimento ocorreu após Sanae Takaichi, líder do Partido Liberal Democrata, foi eleita a 104ª primeira-ministra do país pelos legisladores do parlamento, tornando-se a primeira mulher do país a ocupar o cargo.
Shanghai SE (China), +1,36%
Nikkei (Japão): +0,27%
Hang Seng Index (Hong Kong): +0,65%
Nifty 50 (Índia): +0,15%
ASX 200 (Austrália): +0,70%
Europa
A maior parte das bolsas europeias operam em alta, com destaque para o avanço das ações de defesa, após outra reunião tensa entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e Volodymyr Zelensky no fim de semana.
STOXX 600: -0,02%
DAX (Alemanha): -0,11%
FTSE 100 (Reino Unido): +0,23%
CAC 40 (França): +0,05%
FTSE MIB (Itália): +0,69%
Ibovespa: relembre a véspera
O Ibovespa fechou a sessão desta segunda-feira (20) com forte alta de 0,77%, aos 144.509 pontos, impulsionado pelo avanço generalizado de ações da carteira, sobretudo os setores de mineração e siderurgia e o financeiro. Além disso, o alívio na guerra comercial entre os EUA e China também afetaram positivamente o principal índice acionário brasileiro.
A Vale (VALE3), um dos principais pesos do índice, puxou o índice para cima, ao fechar em forte alta de 1,28%. Outra mineradora, a CSN Mineração (CMIN3) subiu 4,30% e foi uma das maiores altas do pregão. O setor financeiro não fica atrás. O Itaú Unibanco (ITUB4) e o Bradesco (BBDC4)cresceram 1,79% e 1,87% no dia.
Segundo Alison Correia, analista de investimentos e cofundador da Dom Investimentos, afirmou que “com a queda dos juros futuros e o Boletim Focus apontando inflação para baixo, ações do setor de consumo, construção e varejo sobem favorecidas por um cenário de juros menores.”
Agenda do dia
Eventos
▪️ Vale divulga relatório de produção e vendas trimestrais depois do fechamento
▪️ Japão: Parlamento vota indicação de Sanae Takaichi como primeira-ministra
▪️ China: Sessão Plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista
▪️ 07h30 – Reino Unido/BoE: Andrew Bailey e Sarah Breeden testemunham no comitê de Regulação dos Serviços Financeiros da Câmara dos Lordes
▪️ 08h00 – Noruega/BCE: Christine Lagarde discursa em conferência climática
▪️ 10h00 – EUA/Fed: Christopher Waller discursa em conferência institucional
▪️ 16h30 – EUA/Fed: Christopher Waller discursa no encerramento de conferência institucional
▪️ 19h00 – EUA: Dirigente do BCE e presidente do BC da Alemanha, Joachim Nagel, discursa em evento da Associação de Política Externa
Balanços
▪️ EUA/antes da abertura: GE Aerospace, General Motors, 3M e Coca-Cola
▪️ EUA/após o fechamento: Netflix e Western Alliance