
As bolsas globais operam em queda na manhã desta quarta-feira (22), com investidores à espera dos resultados da Tesla, depois que a Netflix decepcionou o mercado com números abaixo das expectativas.
As ações da empresa de streaming recuam mais de 6% no pré-mercado, ao passo que balanços positivos de empresas como General Motors (GM) e Coca-Cola impulsionaram o Dow Jones a um novo recorde intradiário superando os 47.000 pontos, antes de encerrar em máxima histórica.
EUA
A paralisação do governo dos EUA caminha para se tornar a segunda mais longa da história do país, atrasando a divulgação de dados econômicos importantes, como a inflação de setembro.
Além disso, as tensões entre EUA e China seguem no radar. Na véspera Donald Trump afirmou que uma reunião com Xi Jinping pode gerar um “bom acordo”, embora sem garantia de que ocorra.
Cotação de índices futuros:
Dow Jones Futuro: -0,06%
S&P 500 Futuro: +0,01%
Nasdaq Futuro: -0,11%
Bolsas da Ásia
As bolsas asiáticas fecharam mistas, enquanto os investidores avaliavam os dados comerciais do Japão e a nova liderança do país.
As exportações japonesas, no mês de setembro, interromperam quatro meses de declínio, avançando 4,2% em relação ao ano anterior. A primeira-ministra Sanae Takaichi e seu novo gabinete tomaram posse na terça-feira.
Shanghai SE (China), -0,07%
Nikkei (Japão): -0,02%
Hang Seng Index (Hong Kong): -0,87%
Nifty 50 (Índia): +0,10%
ASX 200 (Austrália): -0,71%
Europa
STOXX 600: -0,07%
DAX (Alemanha): -0,03%
FTSE 100 (Reino Unido): +0,68%
CAC 40 (França): -0,45%
FTSE MIB (Itália): -0,76%
Ibovespa: relembre a véspera
O Ibovespa fechou a sessão desta terça-feira (21) com queda de 0,29%, aos 144.090 pontos, impulsionado pela prévia operacional de um dos maiores pesos do índice, a Vale (VALE3). Além disso, o índice se viu impactado pelo pedido de recuperação judicial da Ambipar (AMBP3) na última madrugada.
As valorizações nas cotações do petróleo – com o Brent, crescendo 0,74% e o WTI avançando 0,72% – corroboraram para a sustentação do principal índice acionário brasileiro no pregão, entretanto, não impediram as ações da Petrobras (PETR3; PETR4) de despencarem durante a sessão, registrando uma queda de 1,05% e 0,81% no valor dos papéis.
A Petrobras mantém-se no radar dos investidores após obter licença do Ibama para a exploração da Margem Equatorial. A petrolífera ainda fechou um acordo junto a Pré-Sal Petróleo (PPSA), acerca da equalização do pré-sal de Jubarte. Os agentes do mercado também seguem atentos ao relatório de produção e vendas da Vale, que serão informados após o fechamento da B3.
Agenda do dia
Indicadores
▪️ 03h00 – Reino Unido ONS: CPI de setembro
▪️ 11h30 – EUA/DoE: estoques de petróleo da semana até 17/10
▪️ 14h30 – BC: Fluxo cambial semanal
▪️ 22h00 – Coreia do Sul: BoK anuncia decisão de política monetária
Eventos
▪️ China: 4ª Sessão Plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista
▪️ 09h25 – Alemanha/BCE: Christine Lagarde discursa na cúpula de Finanças e Futuro de Frankfurt
▪️ 10h00 – ANP realiza terceiro leilão de áreas do pré-sal da Oferta Permanente de Partilha (OPP)
Balanços
▪️ EUA/antes da abertura: AT&T
▪️ EUA/após o fechamento: Alcoa, IBM e Tesla