Foto: Reprodução Porto Rio
Foto: Reprodução Porto Rio

A Petrobras (PTR4) garantiu a concessão do terminal RDJ07, no Porto do Rio de Janeiro, com um lance de R$ 104 milhões, superando o valor mínimo de R$ 1. O terminal, que integra o segundo bloco de ativos portuários programados para 2025, foi leiloado pelo MPor (Ministério de Portos e Aeroportos) e pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), com o certame realizado na B3, em São Paulo.

Com foco em operações logísticas para o setor offshore, o terminal RDJ07 será voltado à movimentação de cargas voltadas para a exploração e produção de petróleo e gás natural. A Petrobras prevê investimentos de aproximadamente R$ 99,4 milhões no terminal, com o contrato de concessão com duração de 25 anos.

A Petrobras superou o consórcio Sul Real GMBL 2025A, que havia oferecido um lance mínimo de R$ 1 milhão. A disputa foi acirrada, mas diante da diferença substancial nas propostas de outorga, o consórcio desistiu de continuar na concorrência.

Terminal Marítimo de Passageiros de Maceió Também é Leiloado

Outro destaque do leilão foi o TMP (Terminal Marítimo de Passageiros) de Maceió, no Porto Organizado de Maceió. O consórcio Britto Mavelog, grupo local, venceu a disputa com um lance de R$ 50 mil, sem concorrentes. O terminal, que será utilizado para movimentação de passageiros, receberá investimentos de R$ 3,75 milhões em modernização.

Inovação no Leilão do Canal de Acesso do Porto de Paranaguá

Na mesma rodada de leilões, o Aquaviário do Porto de Paranaguá, o primeiro canal de acesso de porto a ser leiloado no Brasil, atraiu grande atenção. O projeto prevê um investimento de R$ 1,2 bilhão ao longo de 25 anos, com possibilidade de prorrogação de contrato por até 70 anos, visa melhorias como o aumento do calado do porto para 15,5 metros a partir do quinto ano da concessão.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ressaltou a inovação do leilão e a criação de um novo formato de concessão que trará maior eficiência ao porto e potencializará a movimentação de cargas. Este leilão serve como modelo para futuras concessões em outros portos, como Santos (SP), Itajaí (SC), Salvador (BA) e Rio Grande (RS).

Impacto no Porto de Paranaguá e no Agronegócio

A concessão do acesso aquaviário ao Porto de Paranaguá promete transformar a infraestrutura do local, tornando-o mais atrativo para a movimentação de contêineres e para operações do agronegócio. Com os investimentos, a capacidade de escoamento da safra agrícola deve ser dobrada, abrindo oportunidades para exportações de até 20 milhões de toneladas a mais por ano. O Porto de Paranaguá, atualmente, recebe cerca de 2.600 navios por ano, com destaque para granéis sólidos como soja e proteína animal.