As bolsas globais operam em território positivo na manhã desta quinta-feira (23), com investidores digerindo uma série de balanços corporativos, incluindo o da Tesla. Em paralelo, os os preços do petróleo avançam depois que o presidente Donald Trump impôs novas sanções aos dois maiores produtores de petróleo da Rússia.
No radar corporativo, a Tesla, que deu o pontapé inicial aos resultados das sete magníficas, viu suas ações despencarem 3% por conta dos resultados mistos do terceiro trimestre. Já a IBM recuou cerca de 6% depois que a empresa de tecnologia superou as estimativas de Wall Street, mas reportou receita de software em linha.
Na esteira comercial, Trump disse na véspera que seu próximo encontro com o presidente chinês, Xi Jinping, está “agendado”, aliviando alguns temores sobre as relações EUA-China. Contudo, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, declarou que a Casa Branca está considerando planos para restringir as exportações para a China de softwares americanos.
EUA
No EUA, investidores também se preparam para divulgação do CPI (índice de preços ao consumidor) de setembro, cuja a divulgação foi adiada para sexta-feira (24) devido a paralisação parcial do governo norte-americano.
Cotação de índices futuros:
Dow Jones Futuro: -0,10%
S&P 500 Futuro: +0,14%
Nasdaq Futuro: +0,21%
Bolsas da Ásia
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em queda nesta quinta-feira, acompanhando o movimento negativo do exterior, em meio a receios sobre as relações comerciais entre EUA e China.
Shanghai SE (China), +0,22%
Nikkei (Japão): -1,35%
Hang Seng Index (Hong Kong): +0,72%
Nifty 50 (Índia): +0,57%
ASX 200 (Austrália): +0,03%
Europa
As bolsas europeias operam em alta, em sua maioria, ao passo que os investidores aguardam um novo lote de resultados corporativos que pode fornecer pistas sobre a atividade empresarial e a confiança na região.
STOXX 600: +0,21%
DAX (Alemanha): -0,13%
FTSE 100 (Reino Unido): +0,14%
CAC 40 (França): +0,41%
FTSE MIB (Itália): +0,52%
Ibovespa: relembre a véspera
O Ibovespa fechou a sessão desta quarta-feira (22) com alta de 0,55%, aos 144.872 pontos, impulsionado por cautela nos mercados globais e quedas de bolsas americanas. Os balanços corporativos da WEG (WEGE3) e a prévia operacional de um dos pesos-pesados do Ibovespa, a Vale (VALE3), puxaram a alta do índice da B3. A Petrobras (PETR3; PETR4) também sustentou a alta do pregão após arrematar dois blocos de exploração do pré-sal na Bacia de Campos.
O ambiente doméstico foi impactado pela temporada de balanços que ganhou força a partir desta quarta, com a divulgação dos dados corporativos da fabricante de motores elétricos, WEG (WEGE3), que registrou um lucro líquido de R$ 1,65 bilhão, aumento de 4,5% na comparação anual.
Analistas do mercado esperam um trimestre mais fraco e sem expressividade para boa parte das companhias, devido aos juros altos e à desaceleração econômica global, puxada pelos impactos das tarifas de Trump.
Agenda do dia
Indicadores
▪️ 08h00 – FGV: IPC-S da 3ª quadrissemana de outubro
▪️ 08h00 – Turquia: BC anuncia decisão de política monetária
▪️ 09h30 – EUA/Fed de Chicago: índice de atividade nacional de setembro
▪️ 10h30 – Receita Federal: Arrecadação de setembro
▪️ 11h00 – Zona do euro/Comissão Europeia: índice de confiança do consumidor preliminar de outubro
▪️ 11h00 – EUA/NAR: vendas de moradias usadas de setembro
▪️ 21h30 – Japão/S&P Global/Jibun Bank: PMI composto preliminar de outubro
Eventos
▪️ China: 4ª Sessão Plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista
▪️ 05h40 – Jacarta: Galípolo participa de evento promovido pela ApexBrasil
▪️ 09h30 – 101ª Reunião Trimestral com Economistas (Grupo 05)
▪️ 11h00 – 101ª Reunião Trimestral com Economistas (Grupo 06)
Balanços
▪️ EUA/antes da abertura: American Airlines e First Citizens
▪️ EUA/após o fechamento: Intel e Ford