O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de cerimonia de sanção dos projetos que formaliza PRONAF e Plano Safra como políticas de estado.
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de cerimonia de sanção dos projetos que formaliza PRONAF e Plano Safra como políticas de estado. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (23), em Jacarta, na Indonésia, que pretende disputar um quarto mandato nas eleições de 2026.

Durante encontro com o presidente indonésio, Prabowo Subianto, Lula afirmou que ainda se encontrarão “muitas vezes”, indicando que pretende permanecer no poder além do fim do atual mandato.

“Vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que estou com a mesma energia que tinha aos 30 anos. Pode ter certeza, vou disputar um quarto mandato no Brasil. Estou dizendo isso porque nós ainda vamos nos encontrar muitas vezes. Esse meu mandato só termina em 2026, no final do ano, mas eu estou preparado para disputar outras eleições”, declarou o presidente, durante coletiva de imprensa ao lado de Subianto, no Palácio Merdeka.

O encontro entre os dois líderes ocorreu em clima descontraído. Subianto, que completou 74 anos na semana passada, convidou Lula, que faz 80 anos na próxima segunda-feira (27), para uma festa de aniversário conjunta na noite desta quinta-feira.

A recepção em Jacarta marcou o início da visita de Estado de Lula à Indonésia, que se estende até sexta-feira (24).

Trump e Lula vão se encontrar no domingo, diz Casa Branca

O tão aguardado encontro entre o presidente Lula e o presidente dos EUADonald Trump vai acontecer. O compromisso foi agendado para o fim da tarde de domingo (26), em Kuala Lumpur, na Malásia (início da manhã do mesmo dia no Brasil). De acordo com fontes, a reunião não foi divulgada pelo governo brasileiro por cautela, já que o anúncio tampouco foi feito até o momento pela Casa Branca à agência Reuters.

Na segunda-feira (20), o Itamaraty já havia adiantado que o encontro entre os dois líderes poderia acontecer durante a 47ª Cúpula do Bloco Econômico do Sudeste Asiático (Asean). O local foi considerado apropriado pelas partes por ser “neutro”. A primeira vez que os líderes se encontraram, e de forma muito breve, foi durante a Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), realizada em Nova York.

Logo depois, os chefes do Executivo também se telefonaram e, de acordo com relatos, Lula pediu para que Trump revisasse as sobretaxas de 40% em cima dos produtos brasileiros.