Foto: Reprodução Agência Brasil
Foto: Reprodução Agência Brasil

A negociação entre Brasil e Estados Unidos para a suspensão das tarifas sobre produtos brasileiros, que estava prevista para começar neste domingo (26), foi adiada para segunda-feira (27), às 8h.

Os presidentes Donald Trump e Luiz Inácio Lula da Silva concordaram que suas equipes deveriam iniciar conversas imediatas para definir o cronograma da negociação. O adiamento ocorreu devido às agendas sobrecarregadas de ambos os líderes. Por volta das 21h em Kuala Lumpur (domingo às 21h no Brasil), um telefonema foi realizado para reagendar o início das tratativas para segunda-feira cedo.

No contato, participaram pelo lado brasileiro o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o secretário-executivo do MIDC, Márcio Rosa, e o assessor internacional do Planalto, Audo Faleiros. Pelo lado americano, esteve presente Jamieson Greer, chefe do USTR, agência de representação comercial dos EUA.

O resultado da conversa será apresentado pelo presidente Lula em entrevista à imprensa ainda nesta segunda-feira.

No entanto, chamou atenção o silêncio americano sobre o encontro entre os dois presidentes no domingo. Trump não publicou nada em suas redes sociais, e a Casa Branca apenas compartilhou uma foto dos líderes com uma frase de Trump criticando as perguntas feitas por jornalistas, consideradas “aborrecidas”.