
O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores nacional, a B3, opera em alta nesta segunda-feira (27), pelo otimismo em torno do primeiro encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, realizado na Malásia.
Por volta das 13h30 (horário de Brasília), o Ibovespa avançava 0,58%, aos 147.023,32 pontos, segundo dados da B3.
Já o dólar comercial seguia ritmo contrário, recuando 0,% no mesmo horário, cotado a R$5,37.
Encontro entre Lula e Trump
No domingo (26), Lula e Donald Trump tiveram o primeiro encontro bilateral entre Brasil e Estados Unidos, na Malásia, durante a cúpula da Asean.
“Tive uma ótima reunião com o presidente Trump. Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral”, escreveu Lula nas redes sociais.
Segundo o chanceler Mauro Vieira, Trump concordou em adotar um cronograma de negociações sobre tarifas e sanções a produtos brasileiros, e ambos os líderes planejam visitas recíprocas nos próximos meses.
Relações comerciais entre EUA e China
Os EUA eliminaram a ameaça de tarifas de 100% sobre importações chinesas a partir de 1º de novembro. O secretário do Tesouro, Scott Bessent, afirmou que Pequim deve adiar por um ano a implementação de seu regime de licenciamento de minerais de terras raras.
Trump deve se reunir com Xi Jinping ainda nesta semana, na Coreia do Sul, e afirmou estar confiante em um “acordo comercial histórico”.
Novo presidente do Fed
Bessent afirmou que o governo americano pretende definir o novo presidente do Fed antes do Natal. Cinco nomes seguem na disputa, e Trump destacou que “a decisão final caberá a ele”, em tom crítico ao atual presidente, Jerome Powell.
Cotação dos índices dos EUA
Dow Jones: +0,51%
S&P 500: +0,99%
Nasdaq: +1,62%