
A Nexperia BV, fabricante holandesa de chips, comemorou neste domingo (2) as recentes declarações dos governos dos EUA e da China, que removeram as barreiras para o envio de chips pela empresa. Informações via Investing.com.
A empresa, contudo, se negou a comentar as declarações feitas pela subsidiária chinesa de que irá acelerar os passos para se tornar independente.
A Nexperia disse que que, agora, o foco é garantir a estabilidade do fornecimentos aos clientes. O governo da Holanda afirmou paralelamente que continua conversando com o governo da China e outros governos, e com a indústria, sobre um “caminho construtivo” para a Nexperia.
Uma briga pelo controle da Nexperia, que fabricante de grandes volumes de chips básicos usados em carros, levou à escassez e alarmou os fabricantes de automóveis em todo o mundo.
EUA e China firmam ‘trégua’ após encontro entre Trump e Xi
Os EUA e a China fecharam uma trégua comercial de um ano após a primeira reunião entre Donald Trump e Xi Jinping. Esse é o primeiro acordo do tipo em seis anos e foi firmado durante a cúpula da Apec (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico), em Busan, na Coreia do Sul. O anúncio foi feito na madrugada desta quinta-feira (30).
O acordo firmado entre os dois presidentes suspende restrições e tarifas que vinham elevando as tensões entre as duas maiores economias do mundo.
Impacto da trégua comercial
De acordo com o comunicado conjunto, Washington e Pequim adiaram por um ano a implementação de medidas que afetariam setores estratégicos. Segundo o InfoMoney, a China suspendeu os controles de exportação sobre terras raras, enquanto os Estados Unidos congelaram a ampliação de restrições tecnológicas a subsidiárias de empresas chinesas.
Trump afirmou que o “problema das terras raras foi resolvido” e classificou o encontro como “incrível”. O presidente também declarou que as negociações serão revisadas anualmente, mas podem se estender por mais tempo.
O entendimento evita a reativação de tarifas que poderiam superar 100% em alguns produtos.