Foto: Reprodução Pixabay
Foto: Reprodução Pixabay

Com a proposta de reforma do Imposto de Renda avançando no Congresso, o mercado começa a se movimentar diante do possível fim da isenção sobre dividendos, em vigor desde 1996. O texto, já aprovado na Câmara e em discussão no Senado, prevê tributação de 10% sobre os proventos a partir de 2025 — o que, segundo o BTG Pactual (BPAC11), pode levar diversas empresas a antecipar pagamentos extraordinários ainda neste ano.

Em relatório divulgado nesta semana, o banco identificou 20 companhias em posição favorável para distribuir dividendos robustos, considerando lucros acumulados, baixa alavancagem e fluxo de caixa sólido. Entre elas, cinco empresas se destacam por potenciais retornos entre 15% e 20%.

As campeãs de dividendos segundo o BTG:

  • Metalúrgica Gerdau (GOAU3) — potencial yield de 20%
  • Unifique (FIQE3) — até 19%
  • Marcopolo (POMO4) — cerca de 18%
  • Eztec (EZTC3)17%
  • Blau (BLAU3) — acima de 10%

Outros nomes com retornos estimados próximos a 15% incluem Copel (CPLE6) e Intelbras (INTB3). Já companhias como Ambev (ABEV3), TIM (TIMS3), Eletrobras (ELET3), Cyrela (CYRE3), Usiminas (USIM5) e Irani (RANI3) também figuram na lista, com projeções de yields acima de 10%.

Os setores de utilities, construção civil, telecomunicações e materiais básicos lideram o grupo com maior probabilidade de distribuição extraordinária, segundo os estrategistas.

“Empresas com lucros acumulados, baixa alavancagem e estrutura de capital saudável tendem a aproveitar a brecha antes da nova taxação”, destacou o BTG.

Para o banco, o contexto econômico favorável, com lucros sólidos, crescimento moderado e valuations ainda baixos, cria espaço para uma “corrida de dividendos” no fim do ano.

Mesmo companhias que não têm reservas suficientes para distribuir lucros agora não devem ser penalizadas. “A falta de pagamento não reflete a qualidade dos negócios. No entanto, empresas que anunciarem dividendos extraordinários podem ter melhor desempenho na Bolsa até o fim de 2025”, conclui o relatório.

As 20 empresas com maior probabilidade dividendos robustos segundo BTG:

SetorEmpresaProbabilidade Esperada de Pagamentos Extraordinários
ImobiliárioEZTC317%
ImobiliárioDIRR313%
ImobiliárioCYRE39-10%
ImobiliárioLAVV3> 10%
UtilitiesCPLE614%
UtilitiesISAE413%
UtilitiesENGI1111%
UtilitiesELET310%
TelecomunicaçõesFIQE319%
TecnologiaINTB313%
TelecomunicaçõesTIMS312%
Mineração e MetaisGOAU20%
Mineração e MetaisGGBR4> 10%
Mineração e MetaisUSIM5> 10%
Papel e CeluloseRANI3> 10%
Alimentos e BebidasABEV3> 10%
Bens de CapitalPOMO418%
VarejoCEAB3> 10%
SaúdeBLAU3> 10%
Petróleo e GásRECV38-13%