Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

O Ibovespa, principal índice acionário da Bolsa de Valores nacional, a B3 (B3SA3), iniciou o pregão desta quinta-feira (6) em alta, com destaque para os números da Petrobras (PETR4) no terceiro trimestre de 2025 após o fechamento e para a repercussão da decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) na noite da véspera.

O Comitê manteve a Selic (taxa básica de juros) em 15,0%, em linha com o esperado. O comunicado, apesar de ter reconhecido alguma melhora nas perspectivas de inflação, não sinalizou o início do ciclo de cortes de juros no Brasil, o que pode pesar nos mercados na sessão.

Por volta das 10h15 (horário de Brasília) o Ibovespa apresentava uma alta de 0,44%, aos 153.970,07 pontos. 

Já o dólar comercial seguia no mesmo sentido, por volta das 10h15 (horário de Brasília) a divisa caia 0,30%, a R$ 5,34. 

Ibovespa avança repercutindo cenário interno e externo

Apesar do cenário interno, o dia é de mais ânimo no exterior. Após algum movimento de correção nos mercados dos EUA, os principais mercados acionários tentam subir nesta manhã de quinta-feira. 

“Como pano de fundo estão as notícias de que a Suprema Corte americana demonstrou ceticismo em relação aos amplos poderes tarifários de Donald Trump, com alguns juízes sugerindo que ele teria excedido sua autoridade é válido notar, porém, que mesmo que as tarifas sejam derrubadas, o presidente ainda disporia de outras opções legais, deixando empresas e parceiros comerciais em situação de incerteza”, apontou a Ágora Investimentos.

Em paralelo a isso, em Belém, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe chefes de delegações que participam da conferência climática das Nações Unidas COP30, na capital paraense.

Agenda do dia

Indicadores
▪️ 07h00 – Zona do euro: vendas no varejo de setembro
▪️ 09h00 – BC do Reino Unido decide juro
▪️ 15h00 – MDIC: Balança comercial de outubro
▪️ 16h00 – BC do México decide juro

Eventos
▪️ 10h30 – Lula abre cúpula de líderes da COP-30
▪️ 13h00 – Michael Barr (Fed) participa de evento
▪️ 13h00 – John Williams (Fed) profere palestra
▪️ 14h00 – Beth Hammack (Fed) participa de webinar
▪️ 17h30 – Christopher Waller(Fed) participa de conferência
▪️ 18h30 – Anna Paulson (Fed) participa de evento institucional
▪️ 19h30 – Alberto Musalem (Fed) participa de evento

Balanços
▪️ EUA/antes da abertura: ConocoPhillips
▪️ Brasil/após o fechamento: Alpargatas, Assaí, BrasilAgro, Caixa Seguridade, Cogna, Energisa, Fleury, Lojas Renner, Magazine Luiza, Petrobras, Petrorecôncavo, SLC Agrícola, Smartfit, Stone, Suzano e Tenda