Foto: Divulgação
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O Nubank transformou a forma como o crédito é concedido na América Latina, adotando uma abordagem inovadora que une tecnologia desenvolvida internamente, o uso inteligente dos dados de uma base de quase 123 milhões de clientes e uma ênfase constante na resiliência — tanto da empresa quanto de seus consumidores.

De acordo com informações recentes divulgadas pela fintech, cerca de 29 milhões de pessoas obtiveram seu primeiro cartão de crédito por meio do Nubank.

Essa visão foi o tema central do mais recente episódio do Nu Videocast, que reuniu Jessica Paul, GM Global de Empréstimos, e Emilia Lopez, GM Global de Cartões de Crédito e Collections, para detalhar a evolução e a expansão global da oferta de crédito da instituição. 

O Nubank nasceu como uma instituição focada em crédito, oferecendo um cartão sem tarifas e gerido digitalmente, ainda em 2014. Hoje, a companhia ainda se define como credit-first, mas o portfólio já é bem mais extenso – desde cartões para diversos segmentos de renda até empréstimos com e sem garantia, expandindo para novos países, como as recentes linhas de empréstimos pessoais lançadas na Colômbia.

Como apontam as executivas, o principal diferencial da companhia é seu modelo proprietário de concessão. A tecnologia de ponta desenvolvida pelo Nu, refinada com a aquisição da Hyperplane em 2024 e alimentada por uma plataforma de dados de mais de 122 milhões de clientes, gera um círculo virtuoso de crescimento.

O avanço do Nubank, que fica em primeiro lugar quando se trata do número de clientes com crédito no Brasil, impulsiona uma transformação mais ampla no cenário latino-americano.

Conforme relatório do FMI (Fundo Monetário Internacional), o crédito bancário brasileiro cresceu 11,5% em 2024, mesmo com a Selic em 15%, impulsionado pela maior inclusão financeira e pela atuação das fintechs.

O FMI destaca que essas inovações não apenas ampliam o acesso, mas também fomentam a competição e a eficiência no sistema financeiro, modernizando o mercado e reduzindo custos para o cliente final.

Diversificação

A expansão do portfólio do Nubank também tem levado a um equilíbrio cada vez maior das fontes de receita. Emilia Lopez, GM Global de Cartões de Crédito e Collections, lembra que, há seis anos, o cartão era a única fonte de receita de crédito da companhia. No segundo trimestre de 2025, respondia por 67%. “Isso não significa que o cartão de crédito não esteja crescendo. Estamos crescendo cerca de 24% ano a ano FXN*”, pontua.

Por sua vez, em apenas um ano, a participação de empréstimos pessoais na carteira de crédito total da instituição evoluiu de 25% para aproximadamente um terço de hoje, relata Jessica Paul, GM Global de Empréstimos. Esse avanço foi impulsionado, principalmente, pelos empréstimos com garantia, que registraram um aumento de 200% ano a ano FXN*, enquanto o crédito não garantido cresceu cerca de 70% ano a ano FXN*.

“A expansão do nosso portfólio de produtos, tanto em cartões como em empréstimos, também traz muita resiliência para o portfólio. Isso porque os produtos com garantia tendem a ter um risco muito menor, sendo mais seguros tanto para o Nubank quanto para os clientes”, ressalta Jessica.

No total, a instituição soma mais de 20 milhões de contratos ativos na frente de empréstimos. “Acreditamos que há uma enorme trajetória pela frente à medida que continuamos a evoluir o produto, expandir as ofertas e tornar a experiência ainda melhor para nossos clientes.”

Crescimento sustentável e produtos globais

Uma das bases da filosofia de concessão de crédito do Nubank é o que a companhia chama de “low and grow”, que promove aumento gradual do limite do cartão conforme o engajamento e a capacidade de pagamento do cliente.

Emilia reforçou que a estratégia é adaptada de acordo com a faixa de renda, o que faz com que o limite inicial de cada cliente seja correspondente à sua realidade financeira.

A executiva reforça que o Nubank segue aprimorando seus modelos para inovação em produtos para todas as faixas de renda, desde o Ultravioleta, para alta renda, até o cartão com construção de limite, para quem inicia ou reconstrói seu histórico financeiro.

A expansão internacional do Nubank é guiada por uma plataforma global de crédito, que se adapta às especificidades de cada mercado.

“Nossa filosofia de crédito não muda, mas precisamos adaptar os produtos às exigências regulatórias e ao comportamento do consumidor em cada mercado”, explica Jessica.

Um exemplo é o Nu Control, lançado em outubro de 2025, um produto colombiano que contorna o teto de juros local, ampliando o acesso ao crédito. Emilia conclui que essa solução é um modelo: “Agora temos um produto que podemos levar para outros países que também têm um teto de juros.”

* FXN Dados apresentados em uma base neutra de efeitos cambiais