Foto: Ibovespa/CanvaPro
Foto: Ibovespa/CanvaPro

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores nacional, a B3, renovou sua máxima histórica nesta terça-feira (11), superando os 158 mil pontos, em meio ao alívio nos juros futuros e à leitura mais positiva do cenário de inflação. 

A ata do  Copom (Comitê de Política Monetária), divulgada pela manhã, indicou maior confiança de que o atual patamar de juros é suficiente para garantir a convergência da inflação à meta, mesmo sem sinalizar cortes no curto prazo.

Por volta das 13h00 (horário de Brasília), o Ibovespa avançava 1,42%, aos 157.420,28 pontos, segundo dados da B3.

Já o dólar comercial seguia ritmo contrário, recuando 0,28% no mesmo horário, cotado a R$5,27.

Ata do Copom

Copom  decidiu por unanimidade, manter a taxa Selic em 15% ao ano, visto que, a mesma é suficiente para garantir a convergência da inflação à meta, desde que mantida em patamar elevado por um período “bastante prolongado”. 

O Copom afirmou ainda que seguirá vigilante e “não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso julgue apropriado”.

O documento foi interpretado pelo mercado como um sinal de maior confiança do BC na política monetária, embora mantenha o tom de cautela diante de incertezas fiscais e externas. 

Analistas destacam que o texto mostra mudança sutil em relação à comunicação anterior, em que o colegiado ainda avaliava se a manutenção da Selic seria suficiente.

IPCA de outubro

Já o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) subiu 0,09% em outubro, desacelerando em relação aos 0,48% de setembro. O resultado ficou levemente acima do piso das estimativas, mas abaixo da mediana de 0,14%.

No acumulado de 12 meses, a inflação desacelerou para 4,68%, de 5,17% anteriormente.

A leitura foi influenciada pela queda de 2,39% na energia elétrica residencial, após a mudança da bandeira tarifária, e por recuos nos grupos Habitação, Comunicação e Artigos de residência. Já vestuário e alimentação registraram altas moderadas.

O dado reforçou a percepção de que o quadro inflacionário segue sob controle, contribuindo para a queda dos juros futuros e para o movimento de realização na Bolsa após 14 altas consecutivas.

Cotação dos índices dos EUA

Dow Jones: +0,34%

S&P 500: -0,31%

Nasdaq: -0,80%