
A Gol (GOLL54) apresentou resultados acima das expectativas do mercado no terceiro trimestre de 2025, impulsionada por custos menores que o previsto.
Às 10h10 (horário de Brasília), os ativos da companhia saltavam 15,05%, cotados a R$ 5,58 na B3.
O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) atingiu R$ 1,63 bilhão, superando as estimativas do JPMorgan (R$ 1,32 bilhão) e do consenso de mercado (R$ 1,35 bilhão).
O lucro líquido somou R$ 248 milhões, revertendo a projeção de prejuízo de R$ 203 milhões.
Revisão de projeções e reação do mercado
A Gol revisou suas projeções para o ano, estimando agora um EBITDA ajustado entre R$ 5,6 bilhões e R$ 6,1 bilhões, em linha com as estimativas do JPMorgan (R$ 5,8 bilhões).
A alavancagem projetada também caiu, passando para entre 3,4 e 3,6 vezes dívida líquida/EBITDA, abaixo das 4,7 vezes esperadas anteriormente.
Apesar do bom desempenho, o JPMorgan destacou que a liquidez dos papéis segue limitada, com free float inferior a 1% das ações preferenciais, e reforçou a previsão de que a companhia deve fechar o capital no primeiro trimestre de 2026.
Hoje, as ações da Gol são negociadas a 4,6 vezes EV/EBITDA 2026, ante 4,4 vezes dos pares latino-americanos.
Receita menor, mas custos mais eficientes
A receita líquida da companhia somou R$ 5,54 bilhões, cerca de 5% abaixo das estimativas do JPMorgan, reflexo de uma queda de 5% na receita de passageiros e de 2% no segmento de cargas.
O yield de passageiros foi de R$ 0,474, 2% abaixo da projeção do banco, enquanto a capacidade cresceu 9% na comparação anual, mas ficou 3% abaixo do esperado.
O RASK (receita por assento-quilômetro) foi de R$ 0,439, e o CASK ex-combustível (custo por assento-quilômetro) atingiu R$ 0,261, um desempenho 5% melhor que o previsto.
Segundo o relatório, o lucro líquido foi favorecido por menores despesas financeiras no período.
Frota e expansão do programa Smiles
Durante o trimestre, a Gol adicionou um Boeing MAX e um Boeing 737-800BCF, encerrando setembro com 143 aeronaves Boeing, sendo 58 MAXs, 76 NGs e 9 cargueiros 800BCF. Cerca de 97% da frota está financiada via leasing operacional.
O Smiles, programa de fidelidade da companhia, registrou crescimento de 25% no número de clientes em 12 meses, alcançando quase 30 milhões de usuários.
Recomendação do JPMorgan
Mesmo com o resultado acima das projeções e a reação positiva do mercado, o JPMorgan manteve recomendação equivalente à venda (underweight) para as ações da Gol, citando restrições de liquidez e incertezas sobre a estrutura de capital da empresa.