Foto: Reprodução Agência Brasil
Foto: Reprodução Agência Brasil

A SPE (Secretaria de Política Econômica) do Ministério da Fazenda reduziu a estimativa de crescimento do PIB brasileiro para 2025, de 2,3% para 2,2%, segundo o boletim macrofiscal divulgado nesta quinta-feira (13). Essa é a segunda revisão consecutiva para baixo, após a projeção cair de 2,5% para 2,3% na edição anterior.

De acordo com a Fazenda, a revisão reflete um desempenho mais fraco do PIB no terceiro trimestre, com impacto sobre o fechamento do ano. O boletim também destacou uma desaceleração mais acentuada nos setores de indústria e serviços, com expansão estimada em 1,3% e 1,9%, respectivamente. A agropecuária, por outro lado, teve projeção revisada para cima, de 8,3% para 9,5%.

“Essa desaceleração já era esperada, repercutindo os efeitos cumulativos da política monetária restritiva em vigor”, afirmou a SPE.

O relatório ainda aponta sinais de enfraquecimento no mercado de crédito e no ritmo de geração de empregos, embora a taxa de desemprego siga em níveis historicamente baixos.

Inflação também deve ser menor

A projeção para o IPCA caiu de 4,8% para 4,6% em 2025, refletindo um real mais valorizado, menor inflação no atacado e excesso de oferta global de bens. Para 2026, a estimativa foi revisada de 3,6% para 3,5%.

O Ministério também revisou o INPC de 4,7% para 4,5% e o IGP-DI de 2,6% para 1,4%.

Apesar da revisão, a Fazenda manteve a previsão de crescimento de 2,4% para 2026, projetando maior avanço na indústria e nos serviços, com desaceleração no campo.