Donald Trump, presidente dos EUA, durante uma coletiva de imprensa (Foto: reprodução/White House)
Donald Trump, presidente dos EUA, durante uma coletiva de imprensa (Foto: reprodução/White House)

O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou que novas reduções tarifárias podem não ser necessárias. A fala do republicano foi feita após ele eliminar as tarifas recíprocas sobre o Brasil, de 10%.

“Não acho que será necessário (novas reduções em tarifas). Nós só tivemos um pequeno recuo em alguns alimentos, como o café, por exemplo, que estava com os preços um pouco altos. Agora, eles vão ficar mais baixos em um período muito curto”, afirmou Trump, de acordo com o Valor, quando questionado por um repórter se novas reduções tarifárias estavam sendo estudadas.

As declarações foram feitas a bordo do Air Force One, a aeronave presidencial, em um voo entre Washington e a Flórida, onde Trump vai passar o final de semana.

Na véspera, o norte-americano eliminou as chamadas tarifas recíprocas para carne bovina, tomate, café, banana, açaí e outros produtos agrícolas. O movimento reduz os custos para o consumidor dos EUA, em um esforço da Casa Branca para reagir à derrota nas eleições locais do início deste mês.

Trump derruba tarifas de importação para café e carne

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (14) a redução de tarifas de importação para café e carne. A nova medida é válida para todos os países, inclusive o Brasil. Com informações da CNN.

Além da carne e do café, que estavam preocupando os produtores brasileiros, entraram na lista tomates, bananas e outros produtos agrícolas. O efeito retroativo passa a valer na quinta-feira (13).

No texto publicado no perfil da Casa Branca, o presidente norte-americano afirmou que tomou a decisão “após considerar as informações e recomendações que me foram fornecidas por autoridades, o andamento das negociações comerciais com diversos parceiros comerciais, a demanda interna atual por certos produtos e a capacidade interna atual de produção de certos produtos”.