
A Marcopolo (POMO4) anunciou nesta segunda-feira (17) que o seu Conselho de Administração aprovou a distribuição de R$ 0,78 por ação aos acionistas, somando JCP (Juros Sobre Capital Próprio) e dividendos referentes ao exercício de 2025. Informações via Money Times.
A empresa irá pagar R$ 0,09 por ação em dividendos, valor que será atribuído ao dividendo obrigatório declarado anteriormente. O montante está sujeito à retenção de IR (Imposto de Renda) na fonte.
Também foram aprovados R$ 0,69 por ação em dividendos, também atrelados ao dividendo obrigatório antecipado. A distribuição inclui a integralidade da reserva de dividendos intermediários no valor de R$ 169,79 milhões.
Os créditos estão previstos para o dia 24 de novembro. A partir de 25 de novembro as ações passam a ser negociadas como ex-dividendos. O pagamento está previsto para o dia 15 de dezembro de 2025.
POMO4: lucro líquido cai 1,8%, a R$ 329 milhões
A Marcopolo (POMO4) apurou lucro líquido de R$ 329,6 milhões no terceiro trimestre de 2025, o que representa uma queda de 1,8% em comparação com o mesmo período de 2024. Balanço foi divulgado na noite desta quinta-feira (30).
A companhia afirmou que espera um “ritmo aquecido” de entregas em outubro e novembro, em meio à sazonalidade dos negócios do grupo. Já para dezembro, deve haver um arrefecimento por causa de prováveis férias coletivas nas montadoras de chassis. Essas paradas devem se estender para o início de janeiro, afirmou a empresa. Informações da Reuters, via Money Times.
O Ebitda (Lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) foi de R$ 419,8 milhões, representando uma queda de 9,9%.
Segundo média de previsões compilada pela LSEG, os analistas esperavam lucro líquido de R$ 322,9 milhões e Ebitda de R$ 451,2 milhões para o terceiro trimestre.
O resultado da fabricante de carrocerias de ônibus foi pressionado, em parte, pela forte queda nas receitas das operações brasileiras do grupo, que recuaram 15,2% na comparação anual, para R$ 1,24 bilhão. Do outro lado, o faturamento obtido com exportações a partir do brasil e vendas da unidades internacionais da empresa saltaram 43% e 51,3%, respectivamente.
A receita operacional líquida foi de R$ 2,5 bilhões no período, 8,2% acima do desempenho de 2024.
O faturamento avançou, apesar de a produção ter ficado praticamente estável em 4.127 unidades. Enquanto isso, segundo a Marcopolo, a produção do setor de carrocerias de ônibus recuou 2,2% no Brasil, a 7.253 unidades.
“Na comparação com o mesmo trimestre de 2024, a estabilidade de volumes está associada ao arrefecimento do mercado interno, especialmente no segmento de rodoviários e ‘Volares’, sendo parcialmente compensado com o crescimento de volumes das exportações e nas operações internacionais da companhia”, afirmou a Marcopolo no balanço.
A empresa citou que o mercado brasileiro foi “negativamente impactado pelos altos custos de financiamento”.
4T25
Para o quarto trimestre de 2025, a empresa afirmou que a carteira de pedidos “mantém o perfil mais pesado com perspectiva de manutenção dos volumes de produção”.
No segmento de urbanos, “a carteira de pedidos de urbanos projeta crescimento sequencial, com modelos pesados de ônibus articulados recuperando relevância”, afirmou a Marcopolo.
A empresa afirmou ainda que espera uma nova licitação de ônibus para o programa federal Caminho da Escola no 4T25.