Banco Master / Divulgação
Banco Master / Divulgação

O BC (Banco Central) anunciou nesta terça-feira (18) a liquidação extrajudicial do Banco Master, citando o comprometimento da situação econômico-financeira da instituição e a falta de um plano viável de recuperação.

Com a medida, o FGC (Fundo Garantidor de Créditos) passa a ser o responsável por ressarcir os credores do banco, respeitando o limite máximo de cobertura de R$ 250 mil por CPF ou CNPJ.

A seguir, veja como funciona o processo de pagamento e o que o cliente do Banco Master precisa fazer para receber os valores.

Como é o processo?

O pagamento das garantias começa após o decreto de liquidação. A partir disso, o banco deve enviar ao FGC a lista de credores e os valores devidos, já agrupados por CPF ou CNPJ. Esse envio costuma levar, em média, até 30 dias úteis.

Depois que recebe a lista, o FGC libera, em cerca de 48 horas, a funcionalidade no aplicativo para que os clientes:

  • cadastrem a conta bancária que receberá o ressarcimento,
  • validem a biometria,
  • enviem os documentos solicitados.

Após a assinatura do termo de sub-rogação no próprio app, o pagamento é realizado na conta cadastrada. O FGC afirma trabalhar com agilidade, mas não informa um prazo exato para o crédito.

Preciso acionar o FGC ou o pagamento é automático?

Não é automático.
O cliente deve baixar o aplicativo do FGC e fazer o cadastro.

Nesta terça-feira (18), os clientes do Banco Master podem apenas:

  1. baixar o app,
  2. se cadastrar,
  3. indicar a conta para receber o ressarcimento futuramente.

A solicitação efetiva dos valores só será possível na etapa seguinte, quando o FGC liberar o pedido após receber a lista de credores.

Pagamento para Pessoa Física (PF)

Para pessoas físicas, todo o processo é feito pelo app do FGC. No aplicativo, é possível:

  • consultar quais instituições estão em regime especial,
  • solicitar o pagamento da garantia (quando liberado),
  • acompanhar o andamento do processo.

Etapas para PF:

  1. Baixe o app e faça o cadastro.
  2. Solicite o pagamento da garantia quando a funcionalidade estiver disponível.

Pagamento para Pessoa Jurídica (PJ)

Para empresas, o pedido deve ser feito pelo Portal do Investidor. O representante legal da companhia preenche os dados, e o FGC envia por e-mail os próximos passos.

O pagamento é feito por transferência para uma conta corrente ou poupança vinculada ao mesmo CNPJ, e em nome da própria empresa.