
Afastado da presidência do BRB (Banco de Brasília) por decisão da Justiça, Paulo Henrique Costa afirmou na terça-feira (18) que a instituição identificou “divergências documentais em partes das operações” do Banco Master. Segundo ele, o fato foi comunicado ao BC (Banco Central), que analisava a operação de compra do Master pelo BRB.
A Polícia Federal deflagrou, na véspera, a Operação Compliance Zero, que apura um suposto esquema de criação e negociação de títulos de crédito falsos envolvendo o Banco Master.
Paulo Henrique Costa foi afastado do comando do banco estadual de Brasília pelo prazo de 60 dias após decisão da Justiça. Em comunicado, o executivo diz apoiar as investigações.
“Zelo pela transparência e pela legalidade em todas as minhas ações e confio que a apuração trará os devidos esclarecimentos”, diz em nota, de acordo com o InfoMoney.
Segundo ele, o BRB comunicou o BC no primeiro quadrimestre sobre incongruências em operações do Master.
DF deve indicar Celso Eloi para assumir o BRB no lugar de Costa
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), vai indicar Celso Eloi de Souza Cavalhero para assumir a presidência do Banco de Brasília (BRB). A decisão ocorre após a Justiça afastar o atual presidente, Paulo Henrique Costa, por 60 dias, nesta terça-feira (18/11).
Segundo Ibaneis, a escolha pretende garantir a continuidade das operações do banco e colaborar com investigações em andamento.
“Diante da deliberação judicial de afastamento do presidente do BRB, e da necessidade de manter a normalidade dos serviços e prestar esclarecimentos às autoridades, indiquei o servidor de carreira da Caixa Celso Eloi, que hoje atua como superintendente em Brasília”, afirmou o governador ao Metrópoles.
Quem é Celso Eloi
Servidor da Caixa Econômica Federal desde 1990, Celso Eloi já atuou como gerente de relacionamento, gerente no Banco Meridional e, desde 2020, é superintendente executivo de Governo da Caixa em Brasília.
Ele é formado em ciências contábeis pela Associação de Ensino Superior do DF e em direito pelo UniCeub.