
O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores nacional, a B3, opera em queda nesta quarta-feira (19),em um pregão marcado pela cautela local e externa.
Por volta das 13h30 (horário de Brasília), o Ibovespa recuava 0,58%, aos 155.612,21 pontos, segundo dados da B3.
Já o dólar comercial seguia em ritmo contrário, avançando 0,28% no mesmo horário, cotado a R$5,33.
Fed, payroll e cautela global
No exterior, a volatilidade tende a ganhar força ao longo do dia com a divulgação, às 16h (horário de Brasília), da ata da última reunião do Fed. O documento deve calibrar as apostas sobre os próximos passos da política monetária americana, especialmente após o corte de 0,25 ponto promovido pelo banco central recentemente.
Apesar do afrouxamento, o presidente do Fed, Jerome Powell, reiterou que novos cortes não estão garantidos, o que reforça a tensão nos mercados.
A ata pode trazer sinais adicionais sobre como a autoridade monetária enxerga a trajetória da inflação e do mercado de trabalho daqui para frente, pontos centrais para definir o ritmo dos próximos ajustes.
Além disso, os investidores aguardam os dados atrasados do payroll de setembro, que serão divulgados amanhã (20), feriado no Brasil. O indicador ganhou peso adicional após semanas de vazios estatísticos provocados pelo shutdown parcial do governo dos EUA.
Nvidia no centro do mercado
Outro evento decisivo para o sentimento global ocorre no fim do dia, com a divulgação do balanço trimestral da Nvidia, após o fechamento dos pregões em Nova York. A empresa tornou-se o principal termômetro do humor em tecnologia — e, em muitos momentos, do mercado como um todo — diante do peso que exerce no ciclo de investimentos em inteligência artificial.
A expectativa dos analistas é de novos resultados robustos, sustentados pela forte demanda por chips dedicados à IA.
O risco, porém, está em qualquer sinalização de desaceleração ou dificuldade no horizonte, o que poderia desencadear um movimento de aversão ao risco e pressionar empresas de tecnologia globalmente.
Dada sua relevância e influência sobre o Nasdaq e sobre o fluxo global para ativos de risco, o balanço da Nvidia tem potencial para ditar o tom dos mercados no curto prazo.
Cotação dos índices dos EUA
Dow Jones: -0,14%
S&P 500: +0,29%
Nasdaq: +0,69%