
A Justiça Federal manteve nesta terça-feira (18) a prisão preventiva do banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, após a audiência de custódia realizada em São Paulo. A defesa do empresário prepara um pedido de habeas corpus, onde argumenta que não há risco de continuidade dos crimes investigados.
O Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master e da Master S.A. A medida ocorreu menos de 24 horas após o Grupo Fictor anunciar interesse na compra da instituição.
Operação Compliance Zero mira esquema bilionário
O empresário foi detido pela Polícia Federal na noite de segunda-feira (17) no Aeroporto Internacional de Guarulhos quando tentava embarcar em um jatinho particular. A Operação Compliance Zero investiga crimes como gestão fraudulenta, gestão temerária e organização criminosa, com foco na emissão de títulos falsos.
Operação nacional mobiliza cinco estados
A PF cumpriu um total de cinco mandados de prisão preventiva, dois mandados de prisão temporária e 25 mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal.
Entre os presos também está Augusto Lima, sócio de Daniel Vorcaro. O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, foi afastado do cargo por determinação judicial após a identificação de operações suspeitas entre as duas instituições financeiras.