
O Ibovespa, principal índice acionário da Bolsa de Valores nacional, a B3 (B3SA3), iniciou o pregão desta sexta-feira (21) no campo negativo, refletindo o aumento da aversão ao risco no exterior após a divulgação do payroll dos EUA.
Por volta das 09h55 (horário de Brasília) o Ibovespa apresentava uma queda de -0,73%, aos 155,380 pontos.
Já o dólar comercial seguia no sentido oposto, por volta do mesmo horário a divisa subia +0,41%, a R$ 5,35.
Payroll reduz chances de corte de juros nos EUA
O relatório de emprego dos EUA (payroll) referente a setembro — divulgado com atraso devido ao shutdown do governo — apontou a criação de 119 mil vagas, muito acima da projeção de cerca de 50 mil.
Apesar da taxa de desemprego ter subido para 4,4%, o maior nível desde outubro de 2021, o dado reforçou a resiliência do mercado de trabalho, diminuindo de forma significativa as apostas em um corte de juros pelo Fed na reunião de dezembro.
A perspectiva de juros altos por mais tempo pressionou as bolsas norte-americanas, que iniciaram o dia em queda.
A ata da reunião de outubro do Fed, divulgada na quarta-feira, já indicava divisão interna entre os diretores e deixava aberta a possibilidade de manutenção da taxa, cenário que ganha força após o payroll.
EUA retiram tarifas extras de 40% sobre produtos brasileiros
Os EUA anunciaram a remoção das tarifas adicionais de 40% aplicadas sobre dezenas de produtos brasileiros, principalmente do setor agropecuário, como carne bovina, café, frutas e suco de laranja.
A decisão, assinada pelo presidente Donald Trump, tem efeito retroativo a 13 de novembro e resulta das conversas iniciadas em outubro entre Trump e o presidente Lula.
O Itamaraty celebrou o anúncio, destacando o avanço nas relações comerciais e a intenção de seguir negociando a eliminação de tarifas sobre outros itens.
Segundo o governo americano, a medida busca reduzir tensões comerciais e fortalecer parcerias estratégicas.