Foto: Reprodução Agência Brasil
Foto: Reprodução Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou durante entrevista no G20, que o ex-presidente Jair Bolsonaro deverá cumprir a pena determinada pela Justiça. A declaração veio após questionamento sobre a prisão preventiva decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal) .

Lula destacou que não comenta decisões do STF, mas reforçou que o processo contra Bolsonaro seguiu todos os ritos previstos. “A Justiça tomou uma decisão, ele foi julgado, teve todo direito à presunção de inocência. Foram praticamente dois anos e meio de julgamento. A Justiça decidiu, está decidido, e ele vai cumprir a pena que a Justiça determinou, e todo mundo sabe o que ele fez”, afirmou.

A prisão preventiva do ex-presidente foi requerida pela Polícia Federal e autorizada por Moraes sob o argumento de garantir a ordem pública nesta sexta-feira (21). A medida não corresponde ao cumprimento da pena de 27 anos e três meses definida no processo do golpe de Estado. Segundo a decisão do ministro, Bolsonaro teria violado a tornozeleira eletrônica com a intenção de romper o equipamento, o que justificou a prisão cautelar.

Questionado sobre a reação do presidente dos EUA, Donald Trump, que classificou o caso como “uma pena” Lula respondeu que o Brasil é um país soberano. “Ele tem que saber que somos um país soberano, e o que se define aqui está decidido”, disse o presidente.