
O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores nacional, a B3, opera em queda nesta terça-feira (25), acompanhando o movimento mais cauteloso das bolsas internacionais.
Por volta das 13h00 (horário de Brasília), o Ibovespa recuava 0,02%, aos 155.244,97 pontos, segundo dados da B3.
Já o dólar comercial seguia em ritmo contrário, avançando 0,09% no mesmo horário, cotado a R$5,39.
Cenário externo pesa no humor
Investidores acompanham uma agenda carregada nos EUA. Nesta terça, o Departamento do Trabalho divulga O PPI (Índice de Preços ao Produtor), as vendas no varejo, os estoques empresariais, além dos dados de confiança do consumidor e moradias pendentes de outubro.
Os indicadores chegam em meio às expectativas para a próxima reunião do Fed, nos dias 9 e 10 de dezembro.
Após falas recentes de dirigentes do Fed, que sinalizaram espaço para mais flexibilização monetária, o mercado passou a precificar 81% de chance de corte de 0,25 ponto no mês que vem — bem acima dos 42,4% observados uma semana atrás.
Galípolo no Senado e expectativas para a política monetária
A atenção dos investidores também se volta para a participação do presidente do BC, Gabriel Galípolo, na audiência pública da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.
Em meio às expectativas sobre o rumo da política monetária, o dirigente reforçou que a trajetória dos juros dependerá da evolução dos dados de atividade e inflação, enquanto outros diretores, Ailton de Aquino Santos, de Fiscalização, e Nilton José Schneider David, de Política Monetária, cumprem agenda paralela em Brasília e São Paulo.
Cotação dos índices dos EUA
Dow Jones: +0,71%
S&P 500: +0,01%
Nasdaq: -0,53%