Cogna (COGN3): JPMorgan eleva recomendação de venda para neutra
Kroton cresce 12% anual / Foto: Divulgação

As ações da  Cogna (COGN3) registram a maior valorização do Ibovespa em 2025, com cerca de 270% de alta acumulada no ano. O desempenho excepcional coloca os papéis da empresa de educação no topo do principal índice da bolsa brasileira.

Esse movimento aconteceu em meio a uma sequência de melhora nos resultados trimestrais consecutivos que superam projeções de analistas, enquanto a expectativa de corte da taxa Selic no primeiro trimestre de 2026 favorece empresas do setor de consumo doméstico e companhias endividadas.

De acordo com o último levantamento, a Cogna surpreendeu o mercado com os resultados do terceiro trimestre, O lucro antes de juros, impostos e amortizações ficou 6% acima das estimativas do Bradesco BBI, enquanto a receita cresceu 15% na comparação anual. 

Crescimento sólido

O destaque mais uma vez foi para a Kroton, principal operação da companhia, avançou 16% impulsionada pela captação robusta de alunos presenciais e EAD. O Ebitda também surpreendeu, com alta chegando a 10% em relação ao ano anterior, 6% acima das suas estimativas.

Bancos de investimento mantêm visão otimista. O Goldman Sachs elevou projeções para 2026 após melhor desempenho da Vasta, unidade de negócios voltada para escolas particulares. O BTG Pactual (BPAC11) aumentou o preço-alvo de R$3 para R$4, embora mantenha recomendação neutra devido à forte valorização já registrada.