
A ByteDance, dona do TikTok, vai investir mais de R$ 200 bilhões (US$ 37,7 bilhões) na construção de um data center no Ceará. Esse será o primeiro projeto da empresa na América Latina e um dos maiores investimentos privados já anunciados por uma companhia de tecnologia no País.
O empreendimento será desenvolvido em parceria com a Omnia, especializada em data centers, e com a Casa dos Ventos, fornecedora de energia renovável. Segundo Monica Guise, chefe de políticas públicas do TikTok Brasil, a unidade ficará próxima ao Porto do Pecém e funcionará 100% com energia eólica.
Este é um investimento histórico para a empresa no Brasil”, disse Guise durante um evento no Estado, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nesse sentido, segundo ela, o projeto reforça o compromisso da companhia com o País, considerado um dos mercados digitais mais dinâmicos do mundo.
Por que o Brasil atrai investimentos em data centers
O País vem ganhando espaço na corrida global por infraestrutura de tecnologia e inteligência artificial. Isso porque o motivo está na combinação de múltiplas fontes de energia renovável, rede elétrica interligada e ampla disponibilidade de cabos de fibra óptica.
O Pecém, especificamente, se destaca por estar próximo a um importante polo de cabos submarinos que chegam a Fortaleza. Além disso a marca oferece algumas das rotas mais curtas de conexão do Brasil para a Europa e a África.
Mais cedo, em entrevista a uma emissora local, Lula afirmou que o novo data center deve provocar “uma revolução aqui no estado do Ceará”, destacando seu potencial para atrair empresas, empregos e novas cadeias produtivas.