
A 3Tentos (TTEN3) anunciou nesta quarta-feira (3) a compra da Grão Pará Bioenergia para sua nova indústria de processamento de milho em Redenção(PA). Investimento está previsto em R$ 1,5 bilhão. Indústria irá produzir etanol e DDG (coproduto da produção de etanol a partir da fermentação de grãos, principalmente milho), disse o Dinheiro Rural.
A conclusão da unidade está programada para 2028. Projeto terá capacidade de processar 2,1 mil toneladas de milho por dia e de produzir diariamente 935 metros cúbicos de etanol, além de 587 toneladas de DDGS e 37 toneladas de óleo.
A compra depende do cumprimento de condições estabelecidas e da aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
A 3Tentos, em fato relevante enviado ao mercado, também informou que irá manter a estratégia de abertura de lojas para a venda de insumos e a originação de grãos no Pará.
“Além do Pará, a 3tentos vai avançar na abertura de lojas nos Estados do Tocantins, Goiás e Minas Gerais, como sendo regiões próximas do Vale do Araguaia em que já temos presença”, explicou.
“Isso tudo faz parte de uma visão de futuro em que, com base na expansão geográfica replicando o ecossistema 3tentos, a Companhia tem uma aspiração de obter receita líquida de R$ 50 bilhões até 2032, o que corresponde a um crescimento anual de 18,6% ao ano”, concluiu.
Novo Mato Grosso
Para o CEO João Marcelo Dumoncel, segundo o Money Times, o Pará tem condições únicas para se transformar em um novo polo agrícola e industrial no Brasil.
Segundo Dumoncel, o estado do norte vive um cenário semelhante ao que o Mato Grosso viveu há três décadas, quando áreas de passagem começaram a ser transformadas em sistemas produtivos intensificados.
O CEO reforça que o crescimento da agricultura é acompanhado de perto pela expansão da indústria: “Quando a indústria chega, a agricultura cresce. É um movimento natural”.