Presidente Lula falando
Foto: Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu que empresários apoiem a proposta do governo para acabar com a escala de trabalho 6×1. O apelo foi feito na quinta-feira (4), durante a última reunião de 2025 do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável.

Lula citou o exemplo do México, onde a presidente Cláudia Sheinbaum reduziu a jornada semanal para 40 horas. “Queria que esse conselho estudasse com carinho o fim dessa lógica de 6×1. Não faz mais sentido”, afirmou.

O presidente também recorreu a uma lembrança pessoal para reforçar o pedido. Ele contou que, no início da carreira, chegava à Volkswagen às 5h30. Na época, a montadora tinha 40 mil trabalhadores e produzia 1,2 mil carros por dia. “A gente fazia a mesma jornada de hoje, mesmo sem os avanços tecnológicos”, disse. “E o que avançou tecnologicamente que não permitiu reduzir a jornada?”, questionou.

O debate voltou nesta semana depois que o deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou o parecer na subcomissão que discute a redução da jornada. Embora o relatório preveja 40 horas semanais, ele mantém a escala de seis dias de trabalho para um de descanso. Por isso, Lula e integrantes do governo criticaram a proposta e a consideraram insuficiente.