
O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, iniciou a segunda-feira (8) em alta, em meio à expectativa pela decisão do Federal Reserve na quarta-feira (10), quando pode ocorrer um novo corte de juros nos EUA.
Já o dólar abriu o dia em leve queda, em um movimento de correção após o estresse provocado pela pré-candidatura de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência. A sinalização do senador, no fim de semana, de que “há um preço” para desistir da disputa reduz parte da tensão política e ajuda a moderar a aversão ao risco.
Por volta das 10h20 (horário de Brasília) o Ibovespa apresentava uma alta de 1,03%, aos 158.971 pontos.
Por volta das 10h20 (de Brasília), a moeda era cotada a R$ 5,40, baixa de 0,59%.
Ibovespa impactado pelo cenário politico
Após a forte queda de mais de 4% no último pregão, os agentes ainda repercutem o impacto eleitoral das declarações de Flávio Bolsonaro. Na sexta-feira, sua pré-candidatura derrubou os mercados; porém, no domingo, o senador afirmou que poderia desistir em troca da aprovação do projeto de anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2024.
Os juros futuros também abrem o pregão em forte queda, com maior alívio nos vencimentos de médio e longo prazo. O movimento devolve parte da disparada observada na sexta-feira, quando a curva de juros reagiu ao estresse político provocado pelo anúncio da pré-candidatura de Flávio Bolsonaro.