
O Ibovespa iniciou esta quarta-feira (10) em alta, aos 158.451 mil pontos. O mercado opera em clima de cautela em um dia marcado por decisões de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos. Além disso, os investidores repercutem o IPCA de novembro, divulgado pela manhã, enquanto acompanham o desempenho de Vale (VALE3), Petrobras (PETR4) e dos grandes bancos. Já o dólar comercial cai para R$ 5,45.
Os agentes financeiros também monitoram a decisão do Federal Reserve, prevista para as 16h. O mercado vê dúvidas sobre o ritmo dos cortes de juros em 2026. No Brasil, o foco recai sobre a última reunião do Copom no ano. A expectativa majoritária é de manutenção da Selic em 15%, mas o tom do comunicado será decisivo para indicar quando pode começar um novo ciclo de afrouxamento.
Ibovespa repercute IPCA
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), referência da inflação oficial do país, subiu 0,18% em novembro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (10) pelo IBGE. O resultado representa a menor variação para o mês desde 2018, quando o índice havia registrado queda de 0,21%.
Desse modo, com o desempenho de novembro, o IPCA acumula alta de 3,92% no ano e 4,46% nos últimos 12 meses, abaixo dos 4,68% registrados no período imediatamente anterior. Em novembro de 2024, o índice havia avançado 0,39%, mostrando desaceleração na comparação anual.
A leitura veio ligeiramente abaixo das expectativas do mercado, que projetavam alta de 0,20% no mês e inflação de 4,5% no acumulado em 12 meses. Com isso, a inflação voltou a se manter dentro do intervalo de tolerância do Banco Central, que trabalha com meta de 3% e teto de 4,5%.