Qual será o futuro das criptomoedas após caso FTX?
Qual será o futuro das criptomoedas após caso FTX? / Freepik

O 2026 Crypto Crime Report, da Chainalysis, informou que foram roubados ao longo de 2025, cerca de US$ 3,4 bilhões em recursos. A empresa global é responsável por divulgar análises de dados de cripto e de blockchains.

Segundo o relatório da empresa global, em 2025 houve uma alta nos golpes contra usuários e avanço de ações ligadas à Coreia do Norte. A expectativa é de que para 2026 os crimes sejam menos frequentes e mais sofisticados.

De acordo com a empresa, o alto valor confirma que, apesar de haver avanço em ferramentas de monitoramento de segurança, o crime no setor ainda segue relevante.

O estudo também aponta que grupos ligados à Coreia do Norte roubaram cerca de US$ 2 bilhões em criptoativos durante o ano, sendo assim, resultando em uma diferença de 51% em relação a 2024, mesmo confirmando que menos ataques ocorreram.

Números mais altos em relação a 2024

Os golpes contra usuários individuais também aumentaram em comparação a 2024.

Contudo, isso reflete uma maior distribuição dos ataques conforme a ampliação do uso de criptoativos. Somente três dos roubos registrados respondem por 69% do valor total dos ataques.

Projeções da Chainalysis para o próximo ano

Pela primeira vez, ocorreu um ataque mil vezes superior aos demais incidentes, demonstrando que falhas pontuais geram impactos relevantes.

No entanto, para 2026, a projeção é de um cenário cada vez mais seguro, exigindo uma maior parceria entre autoridades e provedores de inteligência blockchain para mitigar possíveis riscos.