
A Metalúrgica Gerdau (GOAU4) anunciou na segunda-feira (15) uma bonificação a seus acionistas, com a entrega de novas ações, ainda em 2025.
A bonificação aconteceu na última quinta-feira (18) e veio como uma forma de fortalecer a estrutura de capital da empresa e aumentar o retorno dos acionistas.
Segundo a Metalúrgica, a ideia é capitalizar parte dos lucros reservados. A empresa emitirá novas ações e as distribuirá gratuitamente aos seus acionistas atuais.
Bonificação
O aumento de capital foi de R$ 2,7 bilhões e permite a emissão de 331,2 milhões de novas ações, sendo 121,7 milhões de ações ordinárias e 209,5 milhões de ações preferenciais.
Portanto, a empresa distribuiu essas ações na proporção de 0,3333 nova ação para cada 1 ação da mesma espécie detida ao final do pregão do dia 18.
Ainda assim, a empresa também declarou que sempre efetuará a bonificação em números inteiros. Com isso, os acionistas podem transferir frações de ações até 24 de janeiro de 2026.
Além disso, a companhia irá leiloar as eventuais sobras e entregará aos acionistas o valor líquido das frações.
Outras companhias
Companhias como a Itaúsa (ITSA4) também prometem bonificar seus acionistas com a entrega de novas ações neste final de ano.
Como resultado, a operação foi uma forma das empresas de ampliar o retorno aos acionistas e não sofrer na taxação dos dividendos, prevista para 2026.